Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bussaco celebra condição do Dirigente de escuteiros


tags: Mata do Bussaco , Escuteiros Categorias: Região quinta, 21 novembro 2024

Oitenta dirigentes de toda a Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas celebraram, na Mata Nacional do Bussaco, no domingo, 17 de novembro, a condição de ser adulto na maior associação de juventude de Portugal e aproveitaram a oportunidade e a maravilhosa ambiência para partilhar e obter alguma formação. O Dia Regional do Dirigente tem como momento importante a distinção e o abraço fraternal de agradecimento aos dirigentes com 25 ou mais anos de promessa de dirigente do CNE.

O dia foi propício ao convívio e ao envolvimento com a Natureza. E para isso – assim o considera o Chefe Regional de Coimbra – o Bussaco é o local ideal para a conjugação da alegria do convívio e da partilha, do silêncio para a adoração e a reflexão, do espaço para a criatividade e a imaginação. Começou com um jogo em que os oitenta participantes puderam passear pelos locais mais emblemáticos do sacromonte do Bussaco. Em cada local houve a oportunidade de refletir e vivenciar a referência aos principais obstáculos e dificuldades que enfrentam os animadores adultos de crianças e jovens. Muita partilha, algumas ideias e ferramentas em muito beneficiaram os participantes.

PUB

A manhã terminou com a Eucaristia, na Capela do Convento de Santa Cruz do Bussaco, e no final teve lugar a distinção – em fraternal abraço de reconhecimento – aos dirigentes que fizeram a sua promessa há pelo menos 25 anos. “É um gesto simples no sentido de sublinhar o testemunho de vidas dedicadas aos Outros, de vidas em que o ‘Tu’ foi sempre mais importante do que o ‘Eu’, de homens e mulheres, que sem descurarem a condição de Pai e Mãe, de Marido e Esposa, nunca deixaram de ser ponto de abrigo e abraço para outras crianças e jovens”, afirmou Nuno Castela Canilho, Chefe Regional de Coimbra.     

Depois do almoço partilhado foi plantada uma árvore – um carvalho americano – para marcar este momento e uma conexão que se quer duradoura, perpétua e proveitosa entre a Mata Nacional do Bussaco e o Escutismo Católico Português.