Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

28 estabelecimentos já têm insígnias das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada


tags: 4 Maravilhas da Mealhada Categorias: Região quinta, 05 dezembro 2024

Foram revelados os 28 estabelecimentos dos sectores de hotelaria, restauração, padarias entre outros, que vão usar as insígnias de qualidade da marca as “4 Maravilhas da Mealhada - Água, Pão, Vinho e Leitão”, até 2026, no passado dia 29 de novembro, na Gala dedicada à marca.

A “X Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, decorrida na Adega Rama, com a apresentação de José Figueiras, da SIC, e com a animação do grupo Cantar Coimbra, contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que fez questão de conhecer e destacar, que este projeto na Mealhada “tem a capacidade de congregar esforços, juntando setores importantes da nossa economia, fazendo toda a diferença nesta marca a existência de produtos de qualidade”.

PUB

A marca foi criada em 2007 pela Câmara Municipal, assim, o governante enalteceu este projeto e reforçou que “a Mealhada tem todas as condições reunidas para ter sucesso nesta iniciativa e para continuar a juntar as pessoas neste objetivo comum”, apontando os efeitos positivos da gastronomia na diferenciação dos territórios e com os impactos naturais na vertente económica, no turismo, na tradição e na inovação.

Nesta celebração bianual do Município da Mealhada, que confere os galardões de qualidade para estes produtos locais, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, que em 2007 esteve na génese da marca, sublinhou que “volvidos estes 17 anos, temos um projeto maturado, que não é requentado, continua sim com uma frescura enorme que provoca o palato de quem nos visita”.

“Temos restaurantes premiados, vinhos distinguidos, a melhor água do Mundo e um pão único, fruto do trabalho dos agentes económicos desta fileira que tem contribuído para este rótulo de ´Sala de Jantar da Europa´”, acrescentou o autarca, pedindo ao governante para transmitir ao Ministro da Agricultura a importância, para a Mealhada, de manter o protocolo com a Direção- área geográfica de influência do Município. “Sempre entendemos que diminuir o tempo entre o abate e o consumo do leitão nos agentes económicos locais, é uma grande mais valia para a qualidade de um produto emblemático do concelho. E não queremos e não vamos desistir deste objetivo tão importante para a qualidade deste produto âncora da nossa economia local”, terminou António Jorge Franco, lembrando o esforço financeiro que a autarquia está a fazer para assegurar a efetivação deste protocolo.

Para este novo biénio, a marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada incrementou algumas novidades, entre elas um guia a distribuir numa publicação nacional, a intenção de fazer a avaliação sistemática, quer do projeto, quer dos seus aderentes, através de um ‘QR code’ para inquéritos aos visitantes, assim como visitas intermédias do júri aos aderentes.

Por outro lado, o projeto quer avançar com um programa de formação gratuita e flexível, alinhada com as necessidades dos aderentes, a ser levada a cabo pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, assim como a criação de um concurso de fotografia.

A marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada foi criada com o objetivo de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho e pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes produtos.