Paixão por Luso marca 12 anos de liderança na Junta de Freguesia
Claudemiro Semedo, natural de Monte Gordo mas registado em Luso, encerra em 2025 o seu terceiro e último mandato como presidente da Junta de Freguesia de Luso. Apaixonado pela vila que considera a sua terra natal, Claudemiro assumiu a liderança em outubro de 2013, dedicando os últimos 11 anos a projetos que procuraram valorizar a freguesia.
O percurso de um presidente de junta apaixonado pela freguesia
O atual presidente da Junta de Freguesia destaca a sua "paixão por Luso-Bussaco" como o principal motivo para se dedicar à presidência da Junta. Ao longo dos seus três mandatos, trabalhou com uma equipa alinhada no propósito de fazer a diferença na vila. "Tínhamos objetivos concretos e muitos foram alcançados, embora alguns projetos mais ambiciosos ao longo destes 11 anos não tenham saído do papel por falta de apoio da Câmara", explica.
Entre os projetos não concretizados, Claudemiro Semedo aponta um plano integrado para promover Luso, aliado Serra do Bussaco, com a icónica Mata Nacional do Bussaco mas também outros pontos turísticos da região, como o Mosteiro do Lorvão, em Penacova, a Barragem da Aguieira em Mortágua ou o Museu Underground, em Sangalhos, “sítios que facilmente indico aos turistas quando me questionam sobre o que visitar”, avança Claudemiro. "Queríamos criar uma dinâmica para que os turistas permanecessem na região durante mais dias. Apesar de ser um plano diferenciador, saímos sem vê-lo realizado", lamenta.
Ainda assim, destaca iniciativas que marcaram a sua liderança durante 12 anos, como o passeio anual da Junta de Freguesia, que proporciona a muitos residentes a oportunidade de sair das suas aldeias. Este ano, o evento levou quatro autocarros a visitar os santuários de Lamego e Sernancelhe, em maio, proporcionando momentos de felicidade visíveis entre os participantes. Além disso, durante o seu mandato a junta de freguesia adquiriu várias viaturas e equipamentos para servir a comunidade (quando chegou refere que não tinha quadro de pessoal para tratar da freguesia ou viaturas) e foi a primeira entidade do concelho a criar um programa de apoio à natalidade.
Turismo e eventos como motores de dinamização
Claudemiro Semedo faz um balanço positivo de 2024, sublinhando os esforços para contrariar a sazonalidade do turismo na vila, que se inserem numa estratégia lançada no segundo mandato do executivo, com o objetivo de angariar eventos que decorram nas épocas consideradas baixas em termos de procura turística. "Promovemos eventos como o 6.º Campeonato de Xadrez, com 370 participantes em maio, o 3º Torneio de Puzzles, com 545 participantes em novembro, e a primeira competição de Cubo de Rubik, em outubro, que trouxe 105 concorrentes. Estes eventos promovem a atividade económica na freguesia e a dinâmica da hotelaria, da restauração e do comércio em períodos de menor procura, o que é essencial para manter empregos e rendimentos às famílias. "As celebrações de Natal também se inserem nesta estratégia e merecem destaque, com um investimento de 50 mil euros provenientes da sociedade civil e da Junta de Freguesia, tendo o apoio da Câmara Municipal para a uma das tendas instaladas na Avenida Navarro.
Apesar dos avanços, o atual presidente da Junta, reconhece que a dinamização de Luso enfrenta desafios. "A colaboração com a Câmara não foi muito diferente do que já estávamos habituados. O atual executivo aumentou as delegações de competências e o valor de algumas das já existentes no passado, mas as pequenas obras tornam-se difíceis de executar pela Câmara Municipal porque há falta de empreiteiros e porque não existe delegação de algumas dessas obras e das respetivas necessidades financeiras nas Juntas de Freguesia, o que poderia facilitar muito a sua execução e, o mais importante, a satisfação das necessidades da população.”
Legado e perspetivas para o futuro
Quando questionado sobre o que aprendeu durante os seus mandatos, Claudemiro Semedo enfatiza a importância de estar próximo das pessoas. "Ouvimos as suas preocupações e trabalhamos para encontrar soluções. O meu foco sempre foi o bem comum, independentemente de cores partidárias."
Sobre o futuro, Claudemiro Semedo ainda não tem planos definidos, mas admite a possibilidade de continuar na política. "Se houver uma oportunidade, poderei considerar uma candidatura à Câmara ou integrar uma lista."
Para quem o suceder na Junta de Freguesia, deixa um conselho: "Manter a dinâmica que implementámos e apostar na valorização do potencial de Luso-Bussaco, envolvendo a comunidade e promovendo o turismo."
O mandato de Claudemiro Semedo fica marcado pela dedicação à vila de Luso e pela procura constante de projetos que valorizem a região, um trabalho que, embora com desafios, deixa um legado de proximidade e compromisso com os cidadãos.