Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

EPVL promoveu semana dedicada à preparação para o mercado de trabalho


tags: Mealhada Categorias: Região sexta, 20 dezembro 2024

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) promoveu, pela primeira vez, uma semana inteiramente dedicada ao Mundo do Trabalho. Durante os últimos dias de aulas do 1º período, (11, 12, 13, 16 e 17 de dezembro), os estudantes do 12º ano participaram em atividades práticas e educativas com o objetivo de os preparar para os desafios do mercado de trabalho e para a continuidade dos estudos académicos.

A iniciativa começou, no passado dia 11 de dezembro, com uma visita ao Gabinete de Inserção Profissional, onde os alunos receberam formação sobre técnicas de procura de emprego. O dia também contou com palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas, entre eles: Gustavo Almeida (Gustavo Filmaker), Rui Chambel (Piscinas Municipais da Mealhada), Rui Rodrigues (Cross Company), João Romão (Alron – Ronal Group), Alexandre Silva (TST Group). Estes encontros proporcionaram aos estudantes uma visão realista sobre as exigências do mercado de trabalho através de experiências reais para o início de carreira.

No segundo dia, 12 de dezembro, os alunos participaram em dois workshops de caráter técnico, onde foi abordada a "Legislação do Mundo do Trabalho", apresentado pelo advogado João Lopes e ainda a "Procura de Emprego", conduzido por Susete Pires, que ensinou técnicas essenciais de construção de currículos, pitch e cartas de apresentação. No final das sessões, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, criando os seus próprios currículos e cartas de apresentação.

O dia seguinte trouxe uma experiência diferente, uma simulação de entrevista de emprego, na qual os estudantes foram avaliados por especialistas em Recursos Humanos, como: Carole Oliveira (psicóloga no Município da Mealhada), Vera Neto (EPVL), Filipa Costa (ACIBA), Rita Paredes (EPVL) e Mariana Leonardo (Burguezia do Leitão).

O quarto dia, 16 de dezembro, foi dedicado ao prosseguimento de estudos, com visitas a instituições de ensino superior, nomeadamente ao Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC, ISCA e ISEC), à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e à Escola de Hotelaria de Coimbra.

No último dia do encontro, dia 17 de dezembro, realizaram-se atividades na EPVL. Cada turma do 12º ano organizou dinâmicas relacionadas com os seus cursos, abertas aos alunos do 10º e 11º anos, fortalecendo o trabalho em equipa e promovendo a integração entre os estudantes.

Esta iniciativa pioneira reflete o compromisso da EPVL em preparar os seus alunos para os desafios do mundo profissional e académico. A semana do Mundo do Trabalho não só proporcionou experiências importantes, mas também consolidou o papel da escola como um agente de desenvolvimento absoluto para o sucesso dos seus estudantes.