Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Abílio Semedo: compromisso e dedicação na União das Freguesias


Categorias: Entrevista segunda, 23 dezembro 2024

Abílio Semedo foi eleito presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes em 2021. Este é o seu primeiro e último mandato à frente da União de Freguesias, mas conta já com uma experiência significativa na gestão autárquica.

Antes da criação da União de Freguesias, Abílio Semedo desempenhou funções na antiga Freguesia da Mealhada, onde integrou dois mandatos. Durante esse período, assumiu as responsabilidades de tesoureiro num mandato e de presidente noutro, demonstrando dedicação e competência ao serviço da comunidade local.

Como avalia o trabalho desenvolvido pela sua equipa?

Tem sido um trabalho muito positivo e com muita colaboração entre todos os cinco elementos do  Executivo. Em 2021, apesar de o "Movimento Mais e Melhor" não ter tido a maioria na eleição para a União de Freguesias, o acordo feito com a coligação "Juntos Pelo Concelho da Mealhada" permitiu a integração de um elemento desta coligação no órgão Executivo, nunca tendo havido distinção entre força políticas neste órgão (e até na própria Assembleia de Freguesias).  Trabalhámos os cinco (e continuaremos a trabalhar até ao fim do mandato), com a mesma dedicação, vontade e convicção, desde o primeiro dia.

Que desafios encontrou ao longo do mandato?

Sendo a União de Freguesias uma nova realidade para mim e para todo o Executivo, o maior desafio foi sempre a procura de um equilíbrio no investimento nas áreas geográficas das três antigas freguesias, extintas em 2013. Continua a ser um desafio, e assim será até ao fim do mandato.

Como os superou?

A colaboração entre todos os elementos do Executivo, e inclusive entre os elementos da Assembleia de Freguesias, tem permitido manter algum equilíbrio no investimento. Sempre estivemos abertos ao diálogo e à implementação de novas ideias, quer da parte da Assembleia de Freguesias como dos próprios fregueses da nossa área geográfica, o que tem ajudado a manter esse equilíbrio.

 

Entre as obras realizadas durante o mandato, quais são as que considera mais importantes?

A maior obra nesta União de Freguesias é e continuará a ser a satisfação dos fregueses nas suas mais variadas solicitações. Posso destacar como obra importante a contínua manutenção dos mais de 50 caminhos vicinais da nossa área geográfica, trabalho feito ano após ano. Os trabalhos realizados, de maior destaque, foram vários. O alargamento cirúrgico da via na Rua do Lameiro (Póvoa da Mealhada), o alargamento da via na Rua do Passeio (Póvoa do Garção), restituição do circuito da água e reparação de tanques e antigos lavadouros na Póvoa do Garção e Arinhos, recuperação do telhado no antigo Jardim de Infância da Póvoa do Garção, requalificação do Parque de Merendas do SUME, em Antes, requalificação do Largo da Travessa da Fonte de Baixo em Ventosa do Bairro, a aquisição das parcelas em falta nos terrenos contíguos à Casa Municipal da Juventude e da Criatividade em Ventosa do Bairro, a recuperação e aquisição de novos suportes metálicos bem como de um novo conceito de placas toponímicas para a Cidade da Mealhada. Destaco também o constante apoio às instituições e coletividades da nossa área geográfica, na recuperação de património, na realização de atividades e na celebração de protocolos de cedência de instalações para a dinamização das suas atividades.

Quais foram as maiores dificuldades em lidar com as limitações orçamentais?

A maior dificuldade é a manutenção do equilíbrio no investimento, tendo em conta as limitações orçamentais que uma freguesia desta dimensão tem. Considerando que a maior fatia orçamental é destinada às despesas correntes, temos feito todos os anos alguns esforços para conseguir dirigir as verbas remanescentes para a concretização de alguns projetos aos quais nos propusemos no início do mandato.

Temos consciência do importante e constante apoio da Câmara Municipal da Mealhada, nas mais variadas áreas e necessidades, uma vez que o aumento médio anual da parte da Administração Central (Fundo de Financiamento das Freguesias) pouco ou nada representará na pretendida concretização orçamental.

Quais as mudanças mais sentidas na população durante os seus mandatos?

Procurámos manter a abertura das antigas sedes de junta em Antes e Ventosa do Bairro, no atendimento de proximidade às populações. Como Presidente, tenho procurado estar presente diariamente nos serviços de atendimento destes locais, bem como na sede, estando disponível para reunir e conversar com os fregueses sempre que nos visitam, e assim demonstram as suas preocupações e necessidades.

Com esta medida, pretendemos evitar (ou reduzir) deslocações da população de Antes e Ventosa do Bairro à sede na Mealhada, resolvendo os seus pedidos logo no local de atendimento. De notar que, qualquer documento solicitado, por norma é despachado no próprio dia ou no dia seguinte, garantindo uma resposta maioritária em menos de 24 horas.

Esta proximidade à população, bem como a abertura dos edifícios de atendimento em Antes e Ventosa do Bairro, tem proporcionado um aumento de visitas nestes espaços, bem como a frequência de atividades desenvolvidas por entidades parceiras da União de Freguesias, com especial ênfase na população sénior, “tirando-os” de casa e convivendo regularmente com outros habitantes (cursos de formação, atividades para a população sénior, aulas de atividade física e cognitiva, convívios locais, conversas “à volta da fogueira”, visita do trenó do Pai Natal, as iluminações de Natal em todos os lugares da freguesia, entre outras). Tudo isto numa perspetiva de aproximação da autarquia com a população local, o que em alguns casos nos ajuda a identificar carências sociais e económicas, que por sua vez são reencaminhadas para a Secção Social da Câmara Municipal da Mealhada.

O que é que ficou por fazer?

Temos algumas obras ainda em curso e que se têm atrasado por manifesta falta de mão de obra qualificada. Todavia, pretendemos concluí-las a curto prazo.

Como caracteriza a colaboração com a Câmara Municipal?

A União de Freguesias tem procurado manter uma colaboração a 100% com a Câmara Municipal da Mealhada, nas mais variadas áreas, e assim continuará a fazer até ao fim do mandato. A proximidade pretendida com a população, também se reflete nesta constante comunicação com o Município, procurando resolver cada problema no menor período de tempo possível.

Tenciona recandidatar-se em 2025?

Não.

Que conselhos daria ao próximo presidente de Junta?

Independentemente do destino da União de Freguesia para as próximas eleições autárquicas de 2025, acho que qualquer presidente de uma Junta de Freguesia com as características da União de Freguesias, deve procurar estar o mais próximo possível das suas populações, e nunca descurar nenhum pedido ou preocupação apresentada pelos fregueses. A comunicação é algo que nunca deve faltar.

O que aprendeu com esta experiência?

Aprendi que a exigência dos dias de hoje para um presidente de Junta de Freguesia (e toda a equipa que constitui o Executivo), é bastante diferente da que assisti há 20 anos atrás. Para além da exigente burocracia e procedimentos administrativos dos dias de hoje, é necessária uma boa dose de energia e tempo disponível, para acompanhar o dia a dia de uma freguesia como a União de Freguesias.

Para 2025 quais os projetos que tem para a sua freguesia?

Para o próximo ano, temos em vista a conclusão de alguns projetos que já foram iniciados neste ano, bem como outros já tidos em conta desde o início do mandato. Destacamos a requalificação dos columbários do Cemitério Novo de Antes, a construção de columbários e espaço de arrumos no Cemitério do Sobral em Arinhos, a requalificação do Largo de Santa Luzia na Póvoa do Garção e a requalificação dos fontanários em Sernadelo.