Guilherme Duarte é candidato à Câmara da Mealhada pelo PS e António Jorge Franco recandidata-se
A Concelhia Política Socialista da Mealhada apresentou Guilherme Duarte como candidato nas eleições autárquicas de 2025, no passado dia 5 de janeiro.
Guilherme Duarte, natural da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, professor de formação, licenciado em Biologia e Geologia, com mais de 18 anos ligado à formação de professores nas Universidades de Coimbra de Aveiro. Tem um passado ligado ao associativismo no concelho da Mealhada, tendo sido dirigente do Futebol Clube da Pampilhosa durante 30 anos, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, e da Filarmónica Pampilhosense.
No plano autárquico, Guilherme Duarte possui também currículo de serviço público. Já foi presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa por 12 anos, membro da Assembleia Municipal da Mealhada, e entre 2013 e 2021, desempenhou as funções de vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, onde foi responsável pela coordenação dos setores de educação e desporto.
Atualmente, Guilherme Duarte preside o Conselho Diretivo da Fundação Mata do Bussaco, onde tem realizado um trabalho reconhecido em prol do concelho.
A Presidente do PS/Mealhada, Joana Sá Pereira, destaca o nome escolhido: “é uma honra para o PS ter uma pessoa como professor Guilherme Duarte é um homem com um percurso cívico e profissional íntegro, tem um grande conhecimento do nosso concelho e dos seus desafios e é alguém que tem dedicado a sua vida a fazer pontes e a construir caminhos de oportunidades. Em proximidade com os nossos concidadãos vamos fazer do nosso concelho um território de oportunidades.”
Por outro lado, o atual presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, anunciou, no dia 7 de janeiro, que se propõe a uma recandidatura, através do Movimento Independente Mais e Melhor, ao município.
Com o objetivo de “dar continuidade ao trabalho iniciado em 2021”, António Franco considera, em declarações ao Jornal, que ainda há muito para fazer: “este Movimento foi criado em 2021 com um programa e estratégia definida para médio e longo prazo, e queremos dar continuidade a esse trabalho futuramente. Embora já tenham sido implementados muitos dos objetivos a que nos propusemos, queremos ainda fazer mais”.
No que diz respeito à equipa do Movimento Independente, que vai ser posteriormente apresentada, será a mesma, “embora com alguns reajustes. As mesmas pessoas vão estar em lugares diferentes, por um ou outro motivo, mas nada de significativo”.
O autarca sublinha ainda que “existe um conjunto de pessoas que se mostraram disponíveis para abraçar integrar o Movimento, porque este é um projeto de muitas pessoas.” “Quando falo em equipa refiro-me não só à Câmara, mas às juntas e assembleias, a todos aqueles que fazem parte do Movimento”, destaca o candidato.
Questionado sobre o balanço que faz sobre o seu atual mandato, António Jorge Franco avalia de forma muito positiva. “Sou conhecido por nunca estar contente com o que é feito. Quero sempre mais.” O autarca defende ainda: “nem sempre conseguimos alcançar objetivos pretendidos, apesar disto notou-se desenvolvimento no concelho através de investimentos de empresas no concelho, na dinâmica de recuperação do património, não só no municipal, mas no particular, entre outros.” De qualquer forma o autarca ressalva que O Movimento considera “ter as condições para a recandidatura, o resto está nas mãos da população”.