Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Passeio Micológico reúne várias pessoas em Grada


tags: Mealhada Categorias: Região sexta, 10 janeiro 2025

A Associação Recreativa de Grada realizou, no passado dia 5 de janeiro, mais uma edição do Passeio Micológico. José Pais, engenheiro florestal e sócio da associação, foi o guia desta atividade anual.

O objetivo é valorizar a natureza, estimular o convívio ao ar livre promover os cogumelos enquanto produto que deve fazer parte de uma alimentação saudável.

Apesar da chuva, cerca de 30 pessoas, oriundas de várias regiões do país, participaram nesta iniciativa, conseguindo reunir três dezenas de espécies de cogumelos (comestíveis e não comestíveis).

A edição começou com uma breve introdução teórica sobre a importância dos cogumelos e sobre a forma segura e responsável de os colher e de consumir, seguindo-se um passeio pela floresta para colheita de espécies.

Já no Centro Cultural de Grada, após seleção criteriosa dos produtos reunidos, o guia confecionou duas receitas: Feijoada de Cogumelos, com barba de bode, pé de carneiro, pele de enguia, sancha, míscaro amarelo, cantarelo carnudo e cogumelo de sapo, e Cantariscas, que são pataniscas feitas com cogumelos trompetas da morte e cantarelos fibrosos.

De acordo com José Pais, “em Portugal, os recursos que a natureza nos dá deviam ser mais valorizados e estudados”. “O cogumelo, em particular, que é a frutificação de um ser (fungo), merece maior atenção, por ser essencial para o equilíbrio de diferentes ecossistemas”, afirmou o guia. “Os cogumelos devem ser colhidos sem levantar a caruma que os protege”, acrescentou.

“Não havendo 100% de certeza de que são comestíveis, não devem ser consumidos, uma vez que existem milhares de espécies e algumas, por serem muito idênticas, são difíceis de identificar”, alertou José Pais.