18 anos de apoio social: Banco de Recursos Colmeia continua a ajudar
O Banco de Recursos Colmeia comemorou, no passado dia 6 de janeiro, o seu 18.º aniversário, reafirmando seu compromisso em apoiar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social no concelho de Cantanhede. Desde 2007, o projeto já distribuiu mais de 736 mil artigos diretamente a famílias necessitadas, num total de mais de 1.380 famílias beneficiadas, envolvendo mais de 3.000 pessoas.
Este banco de recursos oferece gratuitamente bens doados pela comunidade, empresas e particulares, incluindo alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupas, eletrodomésticos e mobiliário, entre outros. Os artigos são destinados a pessoas referenciadas por entidades sociais como a Câmara Municipal de Cantanhede e a Segurança Social.
Em 2024, o Banco recebeu 120.189 bens, dos quais 64.422 foram entregues a famílias e 55.615 destinados a instituições e reciclagem. “O trabalho que tem sido feito ao longo de 18 anos de existência do Banco de Recursos Colmeia destaca pilares como solidariedade, sustentabilidade, e resiliência social, que têm sido fundamentais para apoiar as famílias mais vulneráveis e promover um futuro mais justo e sustentável para a comunidade”, afirma a vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, Célia Simões, acrescentando que, “apesar do volume de doações nem sempre é possível satisfazer todas as necessidades das famílias”.
O Banco de Recursos Colmeia opera de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, contando com o apoio de nove voluntários e duas colaboradoras da Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede.