Intervenção na Rua da Escola promove mobilidade inclusiva na Lendiosa
Foi concluída a empreitada de requalificação da Rua da Escola, na Lendiosa, freguesia de Casal Comba, com a construção de duas pracetas sobrelevadas que priorizam o trânsito pedonal e oferecem espaços multifuncionais. A intervenção teve um custo total de 107.974.56 euros.
“Este projeto procurou promover a utilização inclusiva do espaço público por peões, ciclistas e condutores, individualmente ou em grupo. A delimitação de áreas específicas para cada tipo de uso foi realizada com a aplicação de diferentes materiais. Os trabalhos incluíram pavimentação, sinalização e a reformulação do sistema de drenagem pluvial”, informa o município mealhadense em comunicado de imprensa.
A obra integra a estratégia do atual Executivo da Câmara da Mealhada, liderado por António Jorge Franco, de valorizar e requalificar os espaços públicos. Segundo o presidente da autarquia, a prioridade é melhorar as acessibilidades, eliminar barreiras e tornar as localidades mais atrativas e inclusivas.
Além desta intervenção, outras empreitadas já foram concluídas ou estão em curso. Destaque para a requalificação da Urbanização O Choupal, no centro da Mealhada, com um investimento de cerca de 320 mil euros; as melhorias de acessos a Barrô, na freguesia de Luso, que custaram 89.226 euros; a reabilitação de pavimentos na Quinta Branca, em Barcouço, com um custo de 114.914.12 euros; e a "Requalificação da Pampilhosa Baixa", ainda em fase de projeto, com previsão de investimento superior a 3 milhões de euros.
"Estas intervenções fazem parte de uma estratégia abrangente para melhorar a mobilidade inclusiva e valorizar os espaços públicos das nossas aldeias e vilas", conclui António Jorge Franco.