Mealhada apresenta redução nos tempos de resposta dos serviços municipais
A Câmara da Mealhada expôs, no passado dia 9 de janeiro, os resultados da melhoria contínua dos seus serviços, numa sessão de “Benchmark” onde foi apresentado o projeto de melhoria no urbanismo da Mealhada, pelo Kaizen Institute.
A área de Urbanismo teve grande destaque, com uma redução expressiva nos tempos de aprovação de projetos. O tempo médio para a aprovação de projetos de arquitetura caiu de 142 dias no início de 2024 para apenas 48 dias, enquanto os projetos de especialidades passaram de 106 para 36 dias, representando uma redução de 66% em ambas as áreas.
Essas melhorias são resultado do trabalho iniciado em janeiro de 2024, em parceria com o Kaizen Institute. Os métodos aplicados têm como foco a melhoria contínua e contou com o compromisso e envolvimento dos funcionários do município, resultando em maior produtividade, motivação e consequente redução dos tempos de resposta e satisfação dos munícipes.
Para além das melhorias no Urbanismo, a autarquia avançou com o processo de melhoria contínua nas “Operações Águas”, com uma redução do tempo de espera na ordem de 56%, ou seja, menos 41 dias para execução de pedidos, quando em 2023 a média cifrava-se nos 74 dias.
Já nas “Operações Contadores”, a Câmara reduziu de 23 para 18 (-23%) a média de dias na resposta aos munícipes. Nos serviços de “Operações de Cantoneiros e Pedreiros”, a redução da resposta destes profissionais passou de 36,7 dias em 2023, para os atuais 30,7 dias (-16%).
O presidente da Câmara, António Jorge Franco, destacou o empenho dos trabalhadores e a parceria com o Kaizen Institute como chave para os resultados alcançados, afirmando que o objetivo é continuar melhorando a satisfação dos munícipes e investidores.
A sessão reuniu mais de 80 pessoas, em representação de cerca de 60 Municípios do país, como Alcácer do Sal, Felgueiras, Vila franca de Xira, Lagoa, Portalegre, Proença-a-Nova, Seixal, Vila Real e Portimão, Penacova, entre muitos outros, que aproveitaram o momento para questionar os resultados do trabalho levado a cabo pelas equipas do Município da Mealhada e pelos técnicos do Kaizen Institute.