Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Programação abrangente atrai visitantes ao Centro de Interpretação


tags: Mealhada Categorias: Região quarta, 15 janeiro 2025

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada “recebeu mais de 12 mil pessoas nas suas 472 atividades”. “Esse resultado, superior à média dos anos anteriores, antecede as celebrações do 10.º aniversário deste espaço municipal”, avançou a Câmara Municipal da Mealhada.

No seu 10.º ano de funcionamento, o CIA da Mealhada assinalou o “seu melhor registo de sempre”, com um “total de 12.125 participantes, incluindo crianças, jovens, idosos, turistas e a comunidade em geral”, lê-se no mesmo comunicado. As atividades ocorreram tanto nas instalações do centro quanto em ações externas realizadas pelos técnicos da Câmara da Mealhada.

Comparando com o ano de 2023, que já apresentava um crescimento significativo com 9.597 participantes em 291 atividades, o município mealhadense afirma que “o último ano demonstrou um aumento ainda mais expressivo. Este crescimento foi impulsionado pelo reforço da equipa e a diversificação dos temas e atividades.” E acrescenta, "a aquisição de uma viatura pelo Município também contribuiu para o sucesso, proporcionando maior autonomia para atividades externas.”

Desde a sua inauguração em outubro de 2015, o CIA já chegou até 59 mil pessoas em mais de 2.200 atividades, abrangendo não apenas o concelho da Mealhada, mas também os municípios vizinhos como Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda, Cantanhede e Coimbra. As ações abrangem desde atividades escolares até programas de férias e celebrações de efemérides ambientais, oferecendo uma ampla gama de experiências tanto diurnas quanto noturnas.

Além das atividades direcionadas a crianças e jovens, o CIA também tem envolvido a população em geral em diversas ações de sensibilização ambiental. O centro colabora com escolas e instituições em projetos ambientais, como o Programa Eco-Escolas e o Projeto Rios, além de contribuir para a conquista anual da Bandeira Verde ECOXXI, reconhecendo as boas práticas de sustentabilidade do Município.

Recentemente, o CIA foi palco do primeiro Encontro Nacional de Compostagem, que reuniu mais de cem participantes, incluindo representantes de autarquias portuguesas e espanholas, para compartilhar boas práticas na área.

Equipado com vários recursos audiovisuais, microscópios, bancadas móveis, mesa interativa e uma área de leitura com diversos recursos educativos, o CIA prepara um programa especial de atividades ao longo do ano para comemorar seu 10.º aniversário.