Livro para identificação de abelhas lançado pela UC
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou um novo livro técnico, intitulado “Chaves Dicotómicas dos Géneros de Abelhas de Portugal. Hymenoptera: Anthophila”
A obra, produzida no âmbito dos projetos PolinizAÇÃO e EPIC-Bee, em colaboração com a Imprensa da Universidade de Coimbra, está agora disponível para download gratuito, tal como indica o comunicado enviado ao jornal.
Segundo comunicado da FCTUC, o livro foi “desenvolvido como uma ferramenta para a identificação de géneros de abelhas, destina-se principalmente a um público académico e técnico, constituindo um marco significativo no campo da entomologia e um contributo valioso para a conservação dos insetos polinizadores.”
A produção deste livro contou com o envolvimento de investigadores do FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, nomeadamente Hugo Gaspar, Sílvia Castro e João Loureiro.
Hugo Gaspar, entomólogo e aluno de doutoramento da FCTUC, acredita que “este livro preenche uma lacuna de décadas na investigação sobre as abelhas selvagens em Portugal, uma vez que atualiza o conhecimento e aproxima-o da comunidade entomológica nacional através da adaptação e tradução para a língua Portuguesa. Será extremamente útil não só para investigadores que trabalham no estudo e conservação de polinizadores, mas também para estudantes, naturalistas e para todos os que tiverem interesse em aprender sobre a identificação de abelhas”.
O livro contou com a colaboração do investigador José Grosso-Silva da Universidade do Porto, e da equipa de investigadores ligada ao Laboratório de Zoologia da Universidade de Mons (Bélgica), através dos projetos europeus SPRING, ORBIT e EPIC-Bee.
Fotografia: Da esquerda para a direita - João Loureiro, Hugo Gaspar e Silvia Castro