Walking Football quer atrair pessoas mais de 50 anos

A ação de divulgação da modalidade Walking Football, em que o Município de Cantanhede foi o anfitrião do evento promovido pela a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Coimbra recebeu mais de uma centena de participantes.
De acordo com o comunicado enviado pelo município de Cantanhede ao Jornal, a iniciativa coordenada pelo professor André Coelho da FPF, contou com munícipes de Cantanhede, de Montemor-o-Velho, Penela e Soure, ontem, dia 30 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Febres.
O Walking Football é uma modalidade mista (masculino e feminino) adaptada do futebol, praticada a andar, pensada para pessoas a partir dos 50 anos.
“Estes tipos de iniciativas são fundamentais para promover o envelhecimento ativo. Trata-se também de uma oportunidade de promover o convívio e a partilha de experiências”, sublinhou a vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
A ação teve como objetivo incentivar a prática desportiva, promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa. A variante do futebol pretende combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão, melhorar os índices de saúde e aumentar a interação social dos praticantes”.
Além disto, o objetivo é incluir mais os homens neste desporto, já que segundo Arménio Pinho, da FPF, “nos programas seniores das Autarquias, existem mais mulheres do que homens a participar e nós queremos tentar equilibrar estas participações, trazendo também os homens para esta prática.”
Recorde-se que, o Município de Cantanhede tem vários projetos direcionados para a população sénior, nomeadamente os Encontros Seniores – “Envelhecer com Dignidade!”. Iniciativa à qual pertencem os participantes que integraram esta ação de promoção de Walking Football.