Centenas de escuteiros esperados na Mealhada

Foi realizado no dia 25 de janeiro o ENCA (Encontro de Núcleo de Chefes de Agrupamento) onde estiveram representados 12 agrupamentos, sendo eles, 972 – Midões, 880 – Oliveira do Hospital, 874 – Arganil, 1241 – Mortágua, 1067 – Pampilhosa, 1360 – Souselas, 1036 – Barcouço, 668 – Pedrulha, 163 – Santa Cruz, 355 – Montes Claros, 358 – Sé Nova e 347 – São Jorge.
Este encontro teve como objetivos construir um manual de boas práticas de um Chefe de Agrupamento (CA), um documento onde concentre toda a informação necessária para que um CA consiga rapidamente tirar alguma dúvida, sugestão, ideia de como deve gerir ou até mesmo resolver alguma questão pontual que surja ao qual este nunca se tenha visto confrontado ou não saiba como resolver.
Além de várias dinâmicas que promoveram a partilha de experiências, boas práticas, dificuldades e preocupações, construi-se deste modo, no meio da diversidade de cada agrupamento e da sua maneira de funcionamento impar, uma ferramenta muito útil para todos que resulta simplesmente da partilha dos seus representantes.
Este encontro serviu também para todos estes dirigentes se conhecerem melhor, estreitando assim os laços, fortalecendo esta rede de agrupamentos que no total tem cerca de 1400 escuteiros espalhados por um território muito vasto a Norte de Coimbra.
Foram também lançados desafios para as próximas ações da Junta de Núcleo Centro-Norte que tem como objetivo potenciar estes agrupamentos, sendo elas o Dia do Fundador BP, a 22 de fevereiro, que se realizará na Mealhada, e o WaiNuc, atividade de 3 dias que se vai realizar pela primeira vez onde o tema será a água, todas estas atividades tencionam juntar centenas de escuteiros.
Deste ENCA resultou sem dúvida uma melhoria na comunicação entre todos, uma entreajuda mais vinculada e alinhada, um aumento de confiança para que os próximos três anos sejam potenciadores de atividades únicas e construtivas para os nossos Jovens.