1º Festival Literário reúne escritores de dimensão nacional

Pedro Chagas Freitas, Raul Minh'alma, José Luís Peixoto, Carlos Fiolhais, João Gobern, Fernando Alvim, Pedro Lamares, Manuela Pereira, Sónia Simões e Rodolfo Castro são alguns dos nomes já confirmados na 1ª edição do Festival Literário de Penacova, que se realiza, entre 17 e 22 de fevereiro.
O evento inclui uma feira do livro, palestras, apresentações de livros, espetáculos de poesia, teatro, música e dança, além de ateliês de artes visuais.
A abertura oficial acontecerá no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, às 10h, na Biblioteca Municipal de Penacova, com uma conversa entre o cientista Carlos Fiolhais e o jornalista João Gobern, moderada pelo radialista e escritor Fernando Alvim. O momento inaugural contará ainda com a abertura da Feira do Livro e de uma exposição de fotografia e desenho científico, lançando o mote para seis dias de intensa atividade cultural.
Para o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, o Festival Literário é muito mais do que um evento cultural. "Esta 1ª edição é uma oportunidade única para reforçarmos o papel da literatura e das artes como pilares da educação e do crescimento da nossa comunidade. Reunir nomes de dimensão nacional e internacional numa iniciativa de um município do interior é um motivo de grande orgulho e um sinal claro do nosso compromisso com a cultura”, afirmou o autarca.
O impacto do festival na região foi também destacado pelo presidente: "este evento não só promove Penacova como um polo cultural de excelência, mas também incentiva o envolvimento de toda a comunidade, desde as escolas até às associações locais. Queremos que este festival seja uma referência anual, capaz de atrair visitantes e de enraizar ainda mais o gosto pela leitura e pelas artes na nossa população."
Todas as atividades são de acesso gratuito pois “a cultura deve ser acessível a todos, e é com essa premissa que estruturámos este festival”, sublinhou Álvaro Coimbra.
No dia 17 de fevereiro será a inauguração onde estarão presentes Carlos Fiolhais, cientista, João Gobern, jornalista e escritor, Fernando Alvim, radialista, e o conhecido escritor Pedro Chagas Freitas.
No dia seguinte, 18 de fevereiro, é a vez de Raul Minh’Alma, que apresentará o mais recente romance: “Fomos Mais do que um Erro”, e da escritora Manuela Pereira com o livro “Esperanza”.
O poder transformador da literatura tanto na escrita quanto na leitura, será o mote para uma palestra do escritor José Luís Peixoto, no dia 20 de fevereiro. Haverá ainda lugar para uma sessão de contos com Rodolfo Castro.
Este Festival Literário é organizado pelo Município de Penacova em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Penacova, Rede de Bibliotecas de Penacova, Rede de Bibliotecas Escolares, projeto “A Ler Mais e Melhor” e “Pró Literacias”, promete ser um marco cultural no concelho, celebrando a literatura e as artes como ferramentas de transformação social e educacional.