Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Adeus Transdev, Busway chega à Mealhada


tags: Mealhada Categorias: Região sexta, 07 março 2025

A Busway será a nova empresa de transportes que irá operar no concelho da Mealhada a partir de junho, substituindo a Transdev. No entanto, até à transição, a Câmara Municipal aprovou o pagamento de uma compensação superior a 140.000€ + IVA à Transdev para cobrir o défice de passageiros e garantir a continuidade do serviço.

 O pagamento gerou controvérsia, com críticas à qualidade do transporte atualmente prestado na reunião de executivo no passado dia 24 de fevereiro.

A compensação à Transdev, é válida por seis meses, visa cobrir o défice de passageiros, garantindo que a empresa não assuma sozinha os custos dos lugares vazios. O vereador José Morais manifestou descontentamento com o valor, afirmando: "Pagamos muito por um mau serviço", acrescentando ainda que "não responde às necessidades de operação do concelho".

O contrato com a Transdev é antigo. Antes de 2015, a atribuição do serviço de transporte aos concelhos era responsabilidade do Estado, desde então, passou a ser competência dos municípios. Este contrato termina nó próximo mês de junho, altura em que entrará em vigor um novo operador, a empresa Busway.

De acordo com o presidente da câmara, António Jorge Franco, a gestão do novo contrato “será da responsabilidade da CIM – Região de Coimbra, que promoveu um concurso público internacional, vencido pela Busway”. Além disso, a CIM está a desenvolver um passe único, que permitirá o acesso não apenas aos transportes públicos da Mealhada, mas também aos SMTUC em Coimbra e a outros serviços da região.

O presidente da Câmara acredita que, com a chegada da Busway e a implementação do passe único, não só o serviço melhorará uma vez que os passageiros terão acesso a uma rede de transportes mais ampla dentro do mesmo passe.

 

Autocarros da Busway  (imagem- site da Busway)