Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Comemoração de centenário na Mealhada


tags: Mealhada, Vacariça Categorias: Cultura terça, 11 março 2025

Chamam-lhe Sr. Ernesto e nasceu a 9 de março de 1925, no domingo teve um almoço com a família e ontem, dia 10 de março, um grupo de amigos juntamente com a Junta de Freguesia da Vacariça e a Taberna Belo, realizaram uma festa de anos para que todos juntos pudessem celebrar este marco tão raro.

Os seus dias começam por dar comida aos gatos de estimação e logo de seguida anda cerca de 1km a pé para beber um café e ler o jornal. Finalizado, sobe novamente até casa para preparar o almoço onde é bastante rigoroso comendo apenas alimentos frescos e apostando mais em peixe do que na carne. Depois de almoço bebe um copo de whiskey e sai de casa para dar um passeio e tomar outro café, acaba o dia a ver o Preço Certo e a jantar. Os seus passatempos favoritos são ler o jornal, ver o preço certo, conduzir e, quando tem companhia, jogar dominó.

O senhor Ernesto começou a trabalhar aos 9 anos no Palace Hotel Bussaco, empregado por Alexandre de Almeida. Só deixou este emprego quando ingressou na tropa em 1946 que admite terem sido os dias mais felizes da sua vida “Comia e dormia nos hotéis do Alexandre de Almeida todos os dias se quisesse, foram os melhores dias que tive, foi na tropa”. Em 1947 foi para o Palace da Curia que acabou por encerrar pouco tempo depois, levando o Sr. Hernesto a trabalhar na praça de táxis com o pai. Casou-se em 1950 e teve 2 filhas de que gosta muito e ainda se preocupa diariamente.

Isabel Rocha, filha mais nova do aniversariante, admite ser uma grande satisfação o pai chegar a esta idade e realça que está bem e ainda é independente, inclusivamente, ainda conduz. Além disso admite ser difícil lidar com isso pois está sempre com medo de que algo de mal aconteça e por isso está constantemente a ligar. A sua maior preocupação no futuro é se o senhor Ernesto deixar de conduzir pois irá certamente afetar a sua independência.

Ao Jornal da Mealhada, Pedro Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia da Vacariça diz que é um gosto enorme poder festejar o centenário de um munícipe “em 11 anos que sou presidente da Vacariça nunca celebrei os 100 anos de um munícipe, é um orgulho e gosto enorme poder fazê-lo”, ainda adianta que “quando vieram falar comigo para a junta participar nesta comemoração foi impossível dizer que não”.