1º encontro do Serviço Local de Juventude da Mealhada marca inicio de um projeto transformador

O Serviço Local da Juventude (SLJ) é um novo projeto da Unidade Pastoral da Mealhada, aceitando o desafio da Diocese de Coimbra, que tem como um dos principais objetivos unir a comunidade jovem das paróquias e todos os grupos de jovens, mesmo os não ligados à Igreja, em ações de serviço junto das pessoas.
A equipa é formada por oito elementos, “em que cada um deles representa cada uma das Paróquias da Unidade Pastoral da Mealhada. Cada um de nós aceitou este projeto com a vontade de retirar a Igreja de dentro de quatro paredes e colocarmo-nos, como jovens, ao serviço junto da comunidade, mostrando o seu verdadeiro rosto”, explica o coordenador Afonso Bartolomeu, em entrevista ao JM.
Neste sentido, foi organizado o “1º encontro da SLJ Mealhada”, no passado dia 14 de março, no Salão Paroquial da Mealhada.
Qual era o objetivo deste encontro?
O nosso primeiro encontro teve como principal objetivo, antes demais, dar o primeiro passo junto dos jovens, nestes primeiros meses de trabalho e organização. Apresentámos todo o projeto e as atividades que iremos ter durante estes próximos meses, realizámos algumas reflexões e ainda tivemos a oportunidade de ouvir dois testemunhos de pessoas que sabem como é viver ao serviço, como cristãs, junto das pessoas.
Qual foi o tema das reflexões que fizeram?
As reflexões tiveram como base dois momentos.
Em primeiro lugar, numa vertente SLJ para jovens, onde a reflexão foi no sentido de que atividades o Serviço Local da Juventude poderá realizar para o crescimento e aprendizagem de toda a comunidade juvenil. E num segundo momento, numa vertente mais focada no serviço que nós, como jovens, podemos realizar junto das pessoas.
Em ambos os temas obtivemos respostas bastante interessantes e onde iremos trabalhar, nestes próximos meses, para as concretizar.
Como foi a adesão dos participantes? Estavam à espera desta adesão?
A adesão foi muito superior à que estávamos à espera.
Era o primeiro encontro de um projeto novo, ao qual trabalhamos com jovens que se encontram numa fase de transição para a “vida adulta” (15 aos 25 anos). Sabendo isto, organizámos todo o encontro com o objetivo de integrar bem os jovens que marcassem presença, sem pensar em números. Mas o encontro foi bastante bem divulgado junto das várias Paróquias e acabámos por receber cerca de 40 jovens de todo o Concelho da Mealhada.
Sendo assim, pensam em fazer outro encontro?
Claro que sim! A ideia é manter estes encontros em paralelo com outras atividades e receber cada vez mais jovens nos nossos encontros. Somos um projeto, ao serviço da população, em que o principal e único interveniente são os jovens da Unidade Pastoral da Mealhada.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para convidar todos os jovens a juntarem-se a nós e conhecerem todo o projeto, e ainda, se me permitir, para divulgar as nossas redes sociais para que nos possam seguir e verem todas as atividades que estamos a desenvolver. Facebook e Instagram: SLJ Mealhada