Município da Mealhada investe 16 mil euros em esculturas que celebram o leitão

"Onde está o leitão?", "Atrasado para o leitão" e "Alguém lhe leve um leitão". Estas são as mensagens que o artista Robert Panda pretende transmitir com as três esculturas agora expostas no espaço público da Urbanização O Choupal, inauguradas no dia 24 de março.
A apresentação das obras marcou o início do projeto "Mealhada Inspira – Inovação, Inteligência, Inclusão", uma iniciativa que reúne diversas dinâmicas nas áreas cultural, social, turística, econômica, ambiental, desportiva, de saúde e de participação cívica.
Robert Panda destacou que estas esculturas fazem parte de um projeto que está exposto em cidades como Paris, Brasil, Londres e Senegal. Em Portugal, as suas obras foram expostas em Lisboa e Estarreja. “Stupid People é o nome do meu projeto, refletido nestas esculturas. Com elas, pretendo despertar a atenção das pessoas e captar as suas reações”, explicou o artista.
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, ressalvou a importância da arte urbana para a cidade. "Estas obras incentivam as pessoas a visitar a Mealhada, atraindo turistas que desejam conhecer a nossa gastronomia e explorar a cidade a pé", afirmou.
Já para a vereadora da Cultura, Filomena Pinheiro, as esculturas “despertam a criatividade e desafiam a interação com o meio envolvente, transformando o espaço em um ponto de encontro, convívio e reflexão”.
As esculturas, que custaram 16 mil euros, possuem três metros de altura e são feitas de fibra de vidro, com textura em resina, estrutura em ferro e acabamento em pintura mate.