Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede apresenta projeto do futuro Auditório Municipal


tags: Cantanhede Categorias: Região quinta, 27 março 2025

Na reunião camarária de 19 de março, o Executivo Municipal de Cantanhede revelou o projeto arquitetónico do futuro Auditório Municipal, que será construído no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Com capacidade para cerca de 500 pessoas, o novo equipamento cultural contará com várias valências, incluindo uma sala de espetáculos, uma sala de exposições, um bar concerto e estúdios de áudio e imagem, entre outras instalações.

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, explicou que o auditório será um pilar fundamental para a dinamização da oferta cultural não apenas do concelho, mas também da região. "Faz falta a Cantanhede um grande auditório", afirmou a autarca, destacando que o novo espaço será também um local privilegiado para ações formativas e empresariais.

O projeto tem um caráter estruturante para o processo de expansão da cidade, contribuindo para a revitalização da zona urbana onde será implantado. Além disso, o edifício foi pensado para ser o alicerce de uma nova cidade, mais inclusiva e com um espaço urbano de qualidade, ambientalmente diversificado e sustentável.

Segundo a memória descritiva do projeto, o novo auditório será um exemplo na integração urbana e sustentabilidade ambiental, funcionando como "elemento agregador e complementar" das atividades e eventos realizados nos equipamentos circundantes.

A Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal de Cantanhede teve em consideração o enquadramento urbanístico do edifício, de modo a minimizar a volumetria da construção e a manter a continuidade do parque verde da cidade, localizado do outro lado da rua. O edifício será afastado da rua e contará com uma praça que leva à entrada principal por meio de uma escadaria. Na sua envolvência, será criado um parque verde de fruição pública, com uma bolsa de estacionamento estrategicamente posicionada para servir o edifício e a cidade, uma vez que a área está situada numa zona central e próxima de serviços e comércios.

O parque verde adjacente ao auditório terá ainda um palco ao ar livre, com capacidade para acolher até cinco mil pessoas, funcionando como uma sala de espetáculos externa. O terreno será ligeiramente inclinado, criando um anfiteatro natural, com praças, zonas relvadas e áreas de sombra. Em dias de eventos, o acesso ao parque poderá ser restringido para garantir maior segurança e controlo de público e veículos.

O auditório será o centro do edifício, com uma entrada principal marcada por um grande pórtico envidraçado, que permitirá uma vista panorâmica sobre o parque verde. Para quem estiver no interior, o pórtico funcionará como uma janela gigante, oferecendo uma ligação visual com a envolvência, enquanto os foyers do auditório serão visíveis para quem se encontra do lado de fora, quase como um elemento cénico do edifício.