Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Dinamização de “Hortas Escolares” envolve crianças e assinala Dia da Agricultura


Categorias: Região sexta, 28 março 2025

Os alunos e professores do 1.º ciclo da Mealhada e de Luso assinalaram, no passado dia 20 de março, o Dia Mundial da Agricultura, com a dinamização do projeto municipal Hortas Escolares. A iniciativa envolveu dezenas de alunos dos Centros Escolares da Mealhada e de Luso, que, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada, deram início às primeiras sementeiras e plantações.

Cada turma passou a ter um talhão próprio para desenvolver atividades agrícolas, sendo atribuídos 15 espaços de cultivo na Mealhada e sete em Luso. As caixas de cultivo foram preparadas com terra de qualidade e composto proveniente do projeto CompostaME, promovido pelo município no âmbito da compostagem comunitária.

O projeto pretende incentivar a aprendizagem sobre agricultura sustentável e alimentação saudável, proporcionando às crianças a oportunidade de acompanhar o crescimento das culturas ao longo do ano letivo. A iniciativa poderá futuramente ser alargada a outras escolas do concelho.

PampiHortas promove agricultura comunitária na Pampilhosa

Na freguesia da Pampilhosa, um outro projeto de hortas comunitárias está a ganhar forma. As Hortas ConVida, que disponibilizam espaços urbanos para a prática de agricultura comunitária, passaram a ser designadas por PampiHortas, contando já com um regulamento aprovado e inscrições abertas.

Localizado junto ao Centro Educativo da Pampilhosa, o projeto disponibiliza talhões de aproximadamente 50 metros quadrados para cultivo, incentivando os moradores a aderir a práticas agrícolas sustentáveis. O espaço foi preparado com terreno fértil e composto resultante do projeto de compostagem comunitária da autarquia.

Atualmente, já existem dois aderentes ao projeto, mas as perspetivas apontam para um aumento da participação. Além disso, na mesma freguesia, um grupo de cinco moradores da urbanização do Alto de Santo António organizou-se para cultivar um terreno adjacente às suas habitações, promovendo assim a agricultura de proximidade e o espírito comunitário.

Para mais informações ou inscrições no PampiHortas, os interessados podem contactar o CIA através do telefone 231 205 389 ou pelo e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt.