Gil Lourenço Ferreira representa Juventude na candidatura do PS Mealhada

Natural da Pampilhosa, 21 anos, Gil Lourenço Ferreira foi escolhido como mandatário da juventude da candidatura do Partido Socialista (PS) às eleições autárquicas deste ano no concelho da Mealhada.
Atualmente, Gil Lourenço Ferreira frequenta os mestrados em Comunicação Social – Novos Média, na Escola Superior de Educação de Coimbra, e em Ensino de Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciado em Português pela mesma universidade, tem um forte interesse em Literatura, Comunicação e no impacto dos media na sociedade, cruzando estas áreas com um olhar atento à geopolítica e à política nacional e local.
Colaborador do nosso Jornal escreve regularmente sobre cultura e política. É também membro do Clube de Leitura da Biblioteca da Mealhada, onde aprofunda a sua reflexão literária e crítica. Para além disso, encontra na viagem uma forma de conhecer e compreender diferentes realidades socioculturais.
Sobre o desafio de assumir o cargo de mandatário da juventude, Gil Lourenço Ferreira considera que se trata de uma “responsabilidade de amplificar vozes, impulsionar ideias e abrir caminhos para uma participação mais efetiva dos jovens na construção do futuro”. Defende que a política “não pode ser um espaço fechado, distante das inquietações e aspirações” da juventude e acredita que esta é a oportunidade de “transformar preocupações em ações, fazer pontes entre gerações e garantir que os jovens não são apenas ouvidos, mas verdadeiramente envolvidos nas grandes decisões coletivas”.
Para Gil Lourenço Ferreira, este papel vai além da representação: significa reivindicar com propósito, construir com visão e agir com responsabilidade, sabendo que “o futuro se desenha no presente”.