Peregrinação Jubilar da Unidade Pastoral da Mealhada à Casa do Gaiato e Criaditas dos Pobres

No passado dia 29 de março, realizou-se a Peregrinação Jubilar da Unidade Pastoral da Mealhada, formada pelas sete paróquias que a compõe, numa organização da Equipa da Animação Pastoral.
Mais de 250 pessoas, entre as quais jovens e crianças, visitaram, contactaram e rezaram com pessoas que vivem duas realidades de uma Igreja que se «alimenta» da «esperança que não engana», a esperança que Jesus é para quem n'Ele confia e n'Ele vive: a Casa do Gaiato de Miranda do Corvo e as Criaditas dos Pobres de Coimbra.
Logo de manhã, rumaram a Miranda do Corvo onde participaram na missa celebrada na igreja paroquial, com os padres Rodolfo Leite, Luciano Nogueira, Manuel Mendes e Pedro Miranda e coadjuvados pelo Diácono José Laranjeira e pelo seminarista David.
De seguida, visitaram as instalações da Casa do Gaiato, onde puderam conviver com os rapazes que ali vivem. O almoço partilhado foi um bom momento de comunhão e de convívio são e fraterno.
Após o almoço, os peregrinos deslocaram-se até Coimbra com o intuito de conhecer a vida das Criaditas dos Pobres. Este projeto das Criaditas dos Pobres nasceu da vontade de uma mulher simples, mas corajosa a quem outras se juntaram e que dedicaram e dedicam as suas vidas a cuidar dos mais frágeis e desamparados. O encontro foi na igreja da Sé Velha onde se realizou um lindo momento de oração, com o qual se terminou a jornada.
No regresso, todos carregavam mais do que cansaço físico: levavam consigo o Coração pleno de gratidão e o compromisso de espalhar a solidariedade e a esperança, inspirados por quem faz entrega ao outro um testemunho de amor e de fé viva.
Marlene Lopes