Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede recebe selo de ouro pelo apoio a cuidadores


tags: Cantanhede Categorias: Região quinta, 10 abril 2025

O Município foi distinguido com o Selo de Ouro da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), graças às boas práticas desenvolvidas no apoio a quem cuida de forma permanente de familiares ou outras pessoas dependentes.

A distinção, referente ao biénio 2024/2025, resulta do trabalho desenvolvido através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI), que disponibiliza serviços como informação, aconselhamento, atendimento psicossocial, formação psicoeducativa, grupos de ajuda mútua e banco de voluntariado.

Durante o ano de 2024, o GMACI contabilizou 2001 atendimentos (presenciais e telefónicos), revelando um aumento da procura por parte da comunidade. Segundo a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, esta distinção “reflete o compromisso que o Município de Cantanhede tem para com os cuidadores informais na adoção de melhores práticas em prol da sua qualidade de vida”.

Os cuidadores informais podem ser atendidos presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Divisão da Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, situada na Casa Francisco Pinto, ou através do contacto 910 807 060.

A 4.ª edição da RACCI avaliou 70 candidaturas, atribuindo, pela primeira vez, selos em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. Com uma pontuação superior a 150 pontos, Cantanhede foi novamente reconhecido, sendo esta já a quarta vez que o município é distinguido no âmbito desta rede nacional.

O reconhecimento reforça a importância de continuar a apostar em medidas que valorizem e incluam os cuidadores informais, promovendo uma cultura de escuta ativa, apoio e capacitação.