Cantanhede apoia nova base do INEM para ambulância SIV

A Câmara Municipal de Cantanhede e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) celebraram um protocolo que vai permitir a instalação de uma base da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no perímetro do Centro de Saúde de Cantanhede, em terreno cedido pela autarquia.
A nova base, que servirá os concelhos de Cantanhede e Mira, será equipada com módulos-contentores, assegurando o funcionamento permanente da ambulância de emergência. O objetivo passa por reforçar a capacidade de resposta em situações de urgência médica, com melhores condições para os profissionais e maior eficácia na assistência à população.
A presidente da Câmara, Helena Teodósio, sublinha o compromisso do município com a qualificação da resposta em saúde. “Estamos especialmente empenhados em contribuir para a melhoria do sistema em todas as suas frentes, assegurando o acesso a cuidados que respondam eficazmente às necessidades das pessoas”, afirmou, destacando ainda o trabalho conjunto com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra em várias áreas.
Para Sérgio Janeiro, presidente do INEM, esta colaboração “marca o início de uma obra que esperamos que avance rapidamente, garantindo boas condições de trabalho aos profissionais da emergência médica”.
Já o presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, destacou a importância de respostas eficazes e de proximidade. Recordou que, só no primeiro trimestre de 2025, o Centro de Atendimento Clínico de Cantanhede atendeu 1.673 utentes. E elogiou o trabalho conjunto entre as instituições, referindo que com o executivo liderado por Helena Teodósio, “facilmente se concretizam projetos”.
A nova base da SIV contribuirá para reforçar o dispositivo de emergência na região, permitindo dar resposta até a seis pedidos simultâneos com o apoio complementar dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.