
O novo Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) da Região de Coimbra deverá entrar em funcionamento a 1 de julho, abrangendo os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) e ligando a regiões vizinhas.
A Mealhada faz parte da CIM-RC onde a nova empresa de transportes irá operar e substituir a Transdev.
A operação, entregue à empresa Busway, contará com 240 autocarros (77% novos), mais de 4.800 paragens e 210 linhas, prevendo-se cerca de seis milhões de quilómetros anuais.
«Este é “o” passo fundamental para o futuro da mobilidade na Região de Coimbra, um momento histórico que reflete o nosso compromisso em proporcionar um serviço de excelência, moderno e adaptado às necessidades de todos os que vivem, trabalham e visitam esta região com características únicas», afirmou o Presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, durante a apresentação que decorreu, ontem, no Pavilhão Centro de Portugal.
O serviço inclui bilhete único intermodal, ligação com o Sistema de Mobilidade do Mondego e informação em tempo real, além de autocarros equipados com Wi-Fi, ar condicionado e tecnologia de georreferenciação.
O contrato tem duração de cinco anos (renovável por dois) e um custo anual de sete milhões de euros. O presidente da CIM, Emílio Torrão, sublinha que o novo sistema é um passo decisivo para a afirmação de Coimbra como região metropolitana.