Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Tambor”: escola de artes nasce em homenagem a João Oliveira


quarta, 16 abril 2025

A nova Escola de Artes “Tambor, que começou a ganhar forma em 2024, nasce como uma homenagem a João Oliveira, um apaixonado pelo Carnaval e pelas artes, já falecido. Foi ele quem idealizou o projeto, criou cartazes, pensou em tudo ao pormenor — inclusive o nome — mas não chegou a concretizá-lo.

“Estamos a dar continuidade ao sonho do João. Ele queria criar uma escola de artes carnavalescas chamada ‘Tambor’, e agora estamos a torná-lo realidade”, conta Pedro Castela, dos Sócios da Mangueira.

A escola de artes "Tambor" dedica-se a crianças entre os 5 e os 12 anos, promovida pela Escola de Samba Sócios da Mangueira, e já está em funcionamento na Mealhada. O projeto arrancou com workshops de dança e bateria e, em outubro de 2024, passou a oferecer aulas de bateria e artes plásticas carnavalescas.

O grande objetivo é tornar a arte acessível e criar um espaço inclusivo, onde todas as crianças possam participar. Por isso, as mensalidades são simbólicas:7,50€ para as aulas de bateria e 12,50€ para as de artes plásticas (que incluem os materiais).

As aulas decorrem ao sábado à tarde, e o projeto já conta com oito crianças inscritas. “Estamos confiantes que o número vai crescer”, diz Pedro Castela.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do Instagram (tambor_escoladeartes), por email, na sede dos Sócios da Mangueira, ou junto da responsável Ana Mannarino.

Mais do que uma escola, o “Tambor” é também um tributo — um gesto de homenagem e continuidade para com quem sonhou com esta arte.