
As eleições legislativas estão marcadas para o dia 18 de maio de 2025 e os partidos entregaram até ao dia 7 de abril as suas listas ao tribunal. Até ao momento, já são conhecidos alguns dos cabeças de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro.
- AD (Aliança Democrática) - Luís Montenegro
- Chega - Pedro Frazão
- PS (Partido Socialista) - Pedro Nuno Santos
- IL (Iniciativa Liberal) - Mário Amorim Lopes
- PCP (Partido Comunista Português) - Isabel Cristina Tavares
- Livre - Filipe Honório
- BE (Bloco de Esquerda) - Luís Fazenda
- PAN -
No entanto, até ao fecho desta edição, ainda não foi divulgado o cabeça de lista do partido PAN (Pessoas, Animais e Natureza).
Mealhada
Na lista apresentada pela AD, Gonçalo Breda Marques aparece em 12.º lugar. Considerando que a coligação conseguiu eleger sete deputados em Aveiro nas últimas legislativas (março de 2024), Gonçalo Marques não teria hipótese de ser eleito, a menos que a distribuição de mandatos sofra alterações.
Por parte do PS, a estrutura concelhia da Mealhada indicou apenas Joana Sá Pereira para integração nas listas, ocupando o 12.º lugar. Joana Sá Pereira recusou a indicação e, não havendo outra proposta do concelho, a Mealhada ficará sem representação nas listas do PS Aveiro.
Resultados das últimas Eleições
Nas eleições legislativas de março de 2024, a distribuição de mandatos no distrito de Aveiro foi a seguinte:
- AD: 7 deputados (35,13% dos votos)
- PS: 5 deputados (27,69%)
- Chega: 3 deputados (17,25%)
- IL: 1 deputado (5,11%)
- BE: 4,1% (sem deputados eleitos)
- Livre: 2,24%
- PAN: 1,72%
- PCP: 1,38%
Pela primeira vez em 50 anos de democracia, os dois principais candidatos a Primeiro-Ministro são ambos do círculo eleitoral de Aveiro. Luís Montenegro, líder da AD, e Pedro Nuno Santos, do PS, disputam a liderança do próximo Governo numa corrida histórica para o distrito.
No momento do fecho desta edição, ainda não há confirmação sobre outros candidatos da Mealhada em qualquer lista partidária.