Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Atividades ambientais promovem biodiversidade da Mealhada


tags: Mealhada Categorias: Região quarta, 23 abril 2025

A Rota Concelhia de Ação pelo Clima arrancou na passada terça-feira, Dia Mundial do Planeta Terra, dia 22 de abril, com uma ação simbólica no Parque da Cidade da Mealhada: uma sementeira destinada a criar um “restaurante” para insetos polinizadores, no âmbito do projeto BeeFood da CIM Região de Coimbra. A iniciativa é promovida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), através do programa Eco-Escolas, e conta com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental do Município da Mealhada.

Os alunos da EB2 da Mealhada e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre participaram na plantação de trevo encarnado, damas do bosque e erva da vaca branca, com o objetivo de atrair abelhas melíferas e outros polinizadores, promovendo a biodiversidade e combatendo espécies invasoras. Esta é a segunda ação do género no concelho, depois da realizada em Luso.

A Rota decorre até 22 de maio e contará com dezenas de atividades ambientais em todas as freguesias da Mealhada, envolvendo 15 escolas públicas, quatro privadas e 20 entidades parceiras, como o SEPNA, os Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, ERSUC, AdCL, BioLiving, Fundação Mata do Bussaco, CIM Região de Coimbra, entre outras.

Para além da sementeira, estão previstas caminhadas, trilhos, aulas ao ar livre, oficinas temáticas, ações de limpeza, sessões sobre compostagem, monitorização da qualidade da água do rio Cértima, entre muitas outras atividades que visam sensibilizar a comunidade para a proteção do ambiente e a adoção de práticas sustentáveis.

“É importantíssimo que estejamos alerta para a sustentabilidade do planeta e para a finitude dos recursos”, frisou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada. “A proteção do planeta começa com gestos simples, como a separação correta dos resíduos ou a compostagem em casa”, acrescentou.

A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e promove uma abordagem educativa e participativa às questões ambientais, estimulando competências de cidadania e sustentabilidade entre os mais jovens.