“É comovente ter aqui a família”: Américo Tomás celebra 103 anos

Américo Tomás da Fonseca, natural de Fragoso da Serra, do concelho de Mortágua, celebrou 103 anos de vida, hoje, dia 24 de abril, rodeado de amor, memórias e familiares.
Desde janeiro deste ano, Américo da Fonseca reside no lar da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, onde vive ao lado da sua companheira de vida, Maria Augusta, com quem está casado há 78 anos.
Homem de raízes fortes e dedicação à terra, Américo da Fonseca contou ao JM que passou grande parte da sua vida a trabalhar nas suas propriedades agrícolas. “Trabalhei muito nos terrenos agrícolas”, lembrou. O seu percurso é marcado por trabalho árduo e valores familiares. É pai de três filhos, avô de quatro netos e já viu nascer seis bisnetos.
Mesmo com os desafios que os 103 anos naturalmente trazem, Américo mantém o espírito ativo e o gosto pelo convívio. Gosta de jogar dominó e bingo sempre que tem companhia, e não esconde a alegria de poder partilhar esses momentos com outros residentes e familiares.
Alguns dos seus familiares mais próximos reuniram-se para celebrar a vida de Américo. Entre abraços e sorrisos, o aniversariante resumiu o que sentia: “Para mim, é comovente ter aqui a família, neste dia.”
Apesar da idade avançada, a lucidez continua a ser uma das suas marcas. Álvaro Tomás, um dos seus filhos, não só o visita com frequência durante a semana, como também faz questão de o manter informado sobre os negócios da família. Américo Tomás, atento e interessado, continua a partilhar opiniões e a acompanhar tudo a esse respeito.