
A cultura está viva na Mealhada e a agenda deste mês promete agradar a todos os gostos e idades.
Desde o início do mês de maio oconcelho celebra a natureza com flores. Em honra dos Maias & Maios e da Romaria da Ascensão, este ano celebrada a 29 de maio, o município convida toda a população e as associações locais a participar nesta tradição popular, decorando as janelas, portas, varandas, tapetes e entradas com flores, ramos, ervas aromáticas e elementos naturais, durante todo o mês de maio.
Já a celebrar a Romaria da Ascensão, até 10 de junho, em Luso, as lojas decoram as montras de forma a convidar a população para o comércio local.
Amanhã, dia 15 de maio, António Breda Carvalho, apresenta o seu rimance “O Censor Antifascista”, na Biblioteca Municipal da Mealhada.
No mundo do cinema será possível assistir aos filmes: “Encontros Primeiras Vezes”, no dia 15 de maio, e “Minecraft”, no dia seguinte.
No dia 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus, que será marcado por duas visitas guiadas, gratuitas, que darão a conhecer os episódios históricos, os artefactos militares e as histórias humanas que fazem parte do espólio do museu.
“Telhados de Vidro”, encenado por Diogo Infante e Benedita Pereira, passa no Cineteatro Messias, onde será contada uma história de amor e os seus contratempos.
No dia 17 de maio, realiza-se em Casal Comba, Ceia Quinhentista, uma iniciativa solidária e cultural, onde haverá uma recriação histórica da época vivida em 1514. No mesmo dia haverá uma sessão intitulada: “Parentalidade Feliz”, no Espaço Inovação Mealhada.
No dia 21 de maio, no Centro de Interpretação Ambiental, será possível realizar um workshop para explorar o universo das plantas e das abelhas.
É possível assistir também ao musical: “Anne Frank”, que percorre todas as páginas do diário da autora. Este é um musical que leva o espetador a uma viagem pelo carácter, família e amigos desta jovem alemã, que amadureceu num anexo secreto e que poupou a vida a duas famílias, entre 1942 e 1944.
Por fim, a agenda cultural termina com a sugestão de um espetáculo dado pelo Grupo Coral Magister onde irão cantar músicas dedicadas ao 25 de Abril.