Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Fotografia “O Crúzio” vence concurso de fotografia “Lendas Adoçadas” em duas categorias


tags: Região segunda, 28 janeiro 2019

A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso “Lendas Adoçadas” decorre amanhã, pelas 19h, no Restaurante Reis dos Leitões. Porém, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, entidade organizadora da iniciativa, já deu a conhecer o nome dos vencedores do concurso. Em destaque está a vitória do “Crúzio”, doce retratado nas fotografias de Alfredo Mateus e Carlos Soares, que ficaram em primeiro lugar na votação da exposição e do júri, respetivamente.

Será amanhã que o Restaurante Rei dos Leitões irá receber os fotógrafos participantes nesta iniciativa, bem como a equipa organizadora do evento, o júri e os respetivos parceiros do projeto, que decorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2018.

Durante os últimos meses do ano transato, os sete participantes do concurso “Lendas Adoçadas” procuraram promover os doces regionais da região de Coimbra através das lentes das respetivas máquinas fotográficas. O mote foi lançado pelos alunos finalistas do curso de Turismo Cultural e do Património, que inspirados pela obtenção da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021, e partindo da riqueza do património da doçaria conventual da região”, convidaram os participantes a fotografar os doces da região, associando-lhes o património e as narrativas envolventes.

Para tomar uma decisão sobre os registos fotográficos vencedores, o júri, composto por uma fotógrafa amadora (Sónia Almeida), por um jornalista da TSF (Miguel Midões), um representante da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Francisco Lima), dois representantes da turma organizadora, um representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (Rita Gomes) e um representante do Turismo do Centro (Magda Santos), reuniram no passado dia 17 de janeiro.

Recordamos que as categorias a que foram a votação as fotografias submetidas a concurso foram: votação online, votação na exposição patente no Café Santa Cruz (Coimbra) e votação do júri. Em qualquer uma delas, a organização destaca a “originalidade e criatividade” das fotografias, assim como a “adequação à mensagem a transmitir e qualidade das fotografias”.

Assim sendo, e de acordo com informação veiculada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra em comunicado de imprensa, anunciamos o nome dos dois vencedores em cada categoria a concurso. Na votação online foi Carlos Soares o eleito, com uma fotografia da “Queijada de Pereira”, fotógrafo que também conquistou o segundo lugar com o registo fotográfico do “Pastel de Tentúgal”; na categoria votação na exposição o primeiro lugar foi para Alfredo Mateus, que fotografou “O Crúzio”, sendo do “Pastel de Tentúgal” de Helena Freitas o segundo lugar; por último, o júri decidiu, por maioria, atribuir o primeiro prémio do concurso a Carlos Soares, com a fotografia “O Crúzio”, e o segundo a José Pinto, com a “Nevada de Penacova”.

Amanhã será o momento de atribuir oficialmente as distinções a cada um dos participantes premiados, que ajudaram, desta forma, a construir o álbum das “Lendas Adoçadas”.

Fotografia: "O Crúzio", de Carlos Soares