Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Obras no Parque Desportivo de Cantanhede estão em concurso público


tags: Cantanhede Categorias: Região segunda, 28 janeiro 2019

A Câmara Municipal de Cantanhede abriu um concurso público para a conceção do projeto dos balneários e bancada do Parque Desportivo de Cantanhede. Com este concurso o executivo pretende encontrar “a melhor solução arquitetónica para uma obra que deverá ascender a mais de 1,7 milhões de euros”.

O principal objetivo da autarquia é dotar a infraestrutura desportiva de balneários dimensionados, para servir a ocupação simultânea dos três campos de futebol existentes, eliminando definitivamente as atuais instalações provisórias. Conforme avança o executivo em comunicado de imprensa, as propostas devem “contemplar a construção de uma bancada coberta junto ao relvado principal”.

Segundo esclarece a autarquia, a intervenção na referida infraestrutura desportiva “parte do reconhecimento de que os atuais equipamentos de apoio, a funcionar em contentores, são inadequados e manifestamente insuficientes para dar resposta à prática desportiva que centenas de crianças e jovens desenvolvem no Parque Desportivo de Cantanhede, além de que não existem estruturas adequadas para acomodar a assistência que ali acorre aos fins-de-semana para ver as competições”.

Identificadas as carências do espaço, a autarquia lança a concurso a elaboração de um projeto para os balneários e bancada do Parque Desportivo de Cantanhede, mas chama a atenção para o local onde deseja ver instalados os espaços, “as construções a projetar para servir toda a área desportiva deverão localizar-se na parte poente do relvado de maiores dimensões, entre este e a zona de estacionamento”.

Submetidas as candidaturas, a edilidade refere que os projetos vão ser avaliados por um júri, que garante já estar definido para o efeito. Em aprovação estará o projeto que “proponha a melhor solução para um edificado que integre os balneários e outras instalações de apoio por baixo de uma bancada coberta com 500 ou 600 lugares, acima da qual deverá haver um espaço envidraçado para a imprensa e uma área técnica de som”, avança a autarquia em nota de imprensa.

De acordo com a edilidade, “o programa preliminar impõe que sejam contemplados oito balneários pequenos para treinadores e árbitros masculinos e femininos, bem como uma sala para massagens com jacuzzi e tanque de gelo com capacidade mínima para cinco atletas”. Acrescido a estas diretrizes, o executivo refere que “as orientações gerais estabelecem ainda que sejam previstos espaços para diagnóstico médico, tratamento, recuperação física e sala de doping, uma sala polivalente para atividade física (ginásio), uma lavandaria, uma rouparia, dois arrumos para material de treino, um com 60m2 e outro com 30m2, bem como instalações para secretária, gabinete de direção, sala de reuniões de direção e sala polivalente para atletas que permite convívios, reuniões alargadas, trabalho de equipa, projeção de vídeos e sala de estudo. Quanto à ocupação dos espaços envolventes ao edificado, estes ficam ao critério dos concorrentes”.

Tal como previsto no programa do concurso e nos termos da lei, o Município de Cantanhede irá, então, celebrar com o autor do projeto vencedor um contrato de prestação de serviços por ajuste direto, com um preço base de 75 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor. Por outro lado, ao segundo e terceiro classificados serão atribuídos prémios de participação de três e de dois mil euros, respetivamente, por parte da autarquia.