Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Concelho de Penacova terá “Letras Prá Vida” a partir de março


tags: Penacova, Projeto, Seniores Categorias: Região quinta, 31 janeiro 2019

O Município de Penacova irá, a partir de março deste ano, apresentar um projeto cujo foco é a população sénior. “Letras Prá Vida” é o nome do projeto cuja cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Penacova, Casa do Povo e Escola Superior de Coimbra, instituição mentora do projeto, foi assinado recentemente. Está dado, assim, o primeiro passo para a implementação do projeto que visa promover hábitos de leitura e escrita, assim como de confraternização e convívio.

Em dezembro de 2018 o nosso jornal noticiou o desenvolvimento do projeto “Letras Prá Vida”, dedicado à população sénior do concelho de Penacova, o qual ganhou, antes da respetiva implementação, o Prémio Europeu GRUNDTVIG 2017, atribuído pela European Association for the Education of Adults) EAEA. Este prémio distinguiu a excelência do projeto ao nível da Educação para Adultos.

De acordo com informação avançada pela autarquia penacovense, o projeto está pronto para ser implementado, tendo sido recentemente assinado o protocolo de colaboração entre as instituições envolvidas no projeto, nomeadamente por Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, presidente da Casa do Povo de Penacova, e Dina Soeiro, coordenadora do projeto e docente da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Na cerimónia de formalização do início do projeto, também marcou presença Sandra Ralha, vereadora da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Penacova, que se refere ao “Letras Prá Vida” como sendo “um projeto de alfabetização, não só pela componente de inclusão social, mas também pela promoção de vários momentos de confraternização e convívio, que ajudam a combater a exclusão e o isolamento da população”.

A autarquia penacovense esclarece ainda que o projeto irá assentar na dinamização de atividades de fomentação de leitura e escrita, “baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas, com o intuito de promover uma igualdade de oportunidades de aprendizagem, uma maior capacitação e consequentemente autoestima e autoeficácia”. Estas oficinas decorrerão a partir de março e vão ser desenvolvidas na Casa do Povo e na Biblioteca Municipal de Penacova.

Recordamos que este é tido como um projeto de matriz inovadora e que pretende, para além da componente cultural, “estimular a participação de todos e a inclusão social, criar oportunidades de aprendizagem intergeracional, de partilha, de reflexão e investigação em educação para adultos, através da interligação entre o ensino superior e a comunidade”.

 

Fotografia: Da esquerda para a direita: Sandra Ralha, vereadora da Educação e Ação Social da CMP, Álvaro Coimbra, presidente da CPP, Humberto Oliveira, presidente da CMP, e Dina Soeiro, coordenadora do projeto e docente da ESEC.