Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Campanha “Eu Sou e Eu Vou” assinala Dia Mundial do Cancro


tags: Nacional, Campanha, Cancro Categorias: Região sexta, 01 fevereiro 2019

No dia 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro e, como tal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança uma campanha de sensibilização global. “Eu Sou e Eu Vou” é o nome da iniciativa que tem como principal objetivo consciencializar todos os setores da sociedade para a necessidade de mudar comportamentos, combatendo o surgimento de doenças oncológicas em Portugal.

Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan), relativos a 2018, em Portugal “morrem 79 pessoas por dia, três por hora vítimas de cancro”. Ainda de acordo com o mesmo estudo, apurou-se que os cancros da mama, da próstata, do colón e do pulmão são os que têm maior incidência, pelo que, a proposta da LPCC é mobilizar a população “para uma ação nacional que visa unir a população na luta contra o cancro, ao mesmo tempo que sensibiliza para a literacia em saúde e reforça a importância da equidade no acesso aos cuidados em oncologia”, tal como esclarecem em nota de imprensa.

A ação desenvolvida pela LPCC para o Dia Mundial do Cancro desmultiplica-se em sessões de sensibilização na comunidade, nomeadamente em escolas e unidades hospitalares, atividades desportivas e forte divulgação digital, essencialmente nas redes sociais. “Eu Sou e Eu Vou” explora como, individual e coletivamente, podemos agir, para que as atitudes tenham um impacto real na luta contra o cancro. Trata-se de um apelo à ação, dando o poder ao individuo e desafiando-o a um compromisso pessoal”, garantindo que “pequenas ações individuais podem ter o poder de reduzir o impacto do Cancro no próprio, nos outros e no mundo”, refere a LPCC.

Vítor Rodrigues, presidente da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, afirma que “a luta contra o cancro constitui uma atividade global, de toda a sociedade, com forte aposta na literacia em saúde que facilite a alteração de hábitos de vida não saudáveis, na disponibilização de recursos de saúde adequados à população e no apoio ao doente oncológico e aos seus familiares”.

De acordo com a LPCC, a campanha “Eu Sou e Eu Vou” é promovida a nível mundial pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), ao longo do triénio 2019-2021, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos. Recordamos, inclusivamente, que em 2018 a iniciativa do Dia Mundial do Cancro chegou a 139 países e os materiais da UICC foram traduzidos em 54 línguas.

Para a princesa Dina Mired, presidente da direção da UICC, deve-se à deteção tardia do cancro o elevado número de mortes, por isso, “neste dia mundial do cancro peço que se informe sobre os sinais de alerta e sintomas do cancro”, incentivando a que “não tenham medo de procurar ajuda imediatamente”.

Dina Mired solicita ainda aos governos que “priorizem ações de diagnóstico precoce e programas de rastreio, permitindo assim um melhor acesso aos cuidados em oncologia, dando a todos oportunidade de lutar para vencer o cancro”.

“Em 2018, 5 milhões de casos no mundo poderiam ter sido detetados mais cedo e tratados eficazmente”, conforme apurou a União Internacional do Controlo do Cancro. Por isso, e para evitar previsão do Observatório Global de Cancro, que refere que em 2040 haverá um aumento de 31% da mortalidade, a LPCC investiu na tradução e adoção de um conjunto de materiais ajustáveis às necessidades das iniciativas, “nomeadamente kits informativos para escolas e bibliotecas, poder central e local, bem como empresas”. Além disso, a Liga está a tentar estabelecer parcerias com organismos públicos, várias entidades científicas e da área da saúde, “no sentido de aumentar a visibilidade do tema e multiplicar oportunidades para uma consciencialização global”, avançam.