Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada recebe cerimónia de entrega de prémios do concurso “Lendas Adoçadas”


tags: Mealhada, Concurso, Doces Categorias: Região segunda, 04 fevereiro 2019

Concebido pelos alunos finalistas do curso de Turismo Cultural e do Património, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o concurso de fotografia “Lendas Adoçadas” premiou os autores dos seis melhores registos fotográficos, no passado dia 29 de janeiro, no Restaurante Reis dos Leitões, na Mealhada.

A incubadora deste concurso foi a disciplina de Gestão de Projeto, lecionada por Sónia Nabais, que explicou ao nosso jornal que “toda a estrutura do concurso foi idealizada pelos alunos”. “Desde a conceção do regulamento à criação da página de Facebook do concurso, foram os alunos que trataram de tudo”, colocando em prática tudo o que foram aprendendo com a docente.

Lançadas as regras de participação, os fotógrafos apresentaram as suas inscrições até ao dia 29 de novembro, das quais resultaram sete participantes. “Tivemos sete participantes, com cerca de seis fotografias cada um. As fotografias retratam os doces conventuais e regionais em associação aos monumentos”, afirmou Sónia Nabais.

Todos os registos fotográficos foram submetidos a três tipos de votação: exposição, online e júri. A votação em exposição decorreu de forma presencial no Café Santa Cruz, em Coimbra, onde estavam expostas 15 fotografias. Os vencedores da votação online foram encontrados pela contagem do número de gostos que cada fotografia teve, na página de Facebook do evento, e os vencedores da votação do júri foram avaliados pela “criatividade, imaginação e qualidade” de cada registo fotográfico.

Júri do concurso contou com “individualidades de várias áreas do saber”

Na constituição do júri, os alunos fizeram questão de garantir a presença de profissionais de várias áreas para, dessa forma, assegurar que cada registo fotográfico era submetido a uma avaliação rigorosa. Assim sendo, o júri contou com o olhar de Sónia Almeida (fotógrafa amadora), Miguel Midões (jornalista da TSF), Francisco Lima (representante da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), Rita Gomes (representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra – CIM-RC), Magda Santos (representante do Turismo do Centro) e de dois representantes da turma organizadora.

Apurados os nomes dos vencedores, o Restaurante Rei dos Leitões, localizado na Mealhada, foi o local escolhido para a entrega dos prémios, decorrida no passado dia 29 de janeiro.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, foi o responsável por entregar os prémios aos dois vencedores da votação feita na exposição patente no Café Santa Cruz, em Coimbra. Alfredo Mateus ganhou o primeiro prémio com uma fotografia do doce Crúzio, captada no mesmo local onde se encontrava a exposição. O segundo prémio foi entregue a Helena Ladeiro, que através de uma fotografia do Pastel de Tentúgal, feita na Pastelaria Afonso, conquistou a preferência de quem votou.

Os prémios atribuídos por votação online foram entregues por Paula Silvestre, representante da CIM-RC. Nesta categoria Carlos Soares arrecadou os dois prémios, sendo que o primeiro foi atribuído à fotografia da Queijada de Pereira, feita na Pastelaria Queijadinha de Pereira, e o segundo à do Pastel de Tentúgal, cujo pano de fundo foi a Pastelaria Afonso.

Em representação da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Dora Caetano foi a responsável por premiar os fotógrafos distinguidos pelo júri. Em primeiro lugar ficou novamente Carlos Soares, com a fotografia do Crúzio, no Café de Santa Cruz, e em segundo lugar ficou José Pinto que, por razões pessoais, não pode marcar presença na cerimónia onde mereceu destaque a fotografia que fez da Nevada de Penacova.

Carlos Soares foi “triplo” vencedor

Carlos Soares foi o participante mais premiado deste concurso, levando para casa os dois prémios da votação online e o primeiro prémio da votação do júri. O Jornal da Mealhada esteve à conversa com o “triplo” vencedor, natural de Coimbra, que se revelou surpreso quanto à escolha do júri, “acreditava mais, por exemplo, na fotografia da Queijada. Achei que realmente tinha originalidade, tanto que na votação online ganhou. Mas nunca esperei. Fiquei mesmo surpreendido com a votação do júri”. Sem nunca ter provado o Crúzio, doce que lhe deu a vitória pelas mãos do júri, Carlos Soares disse ao nosso jornal que a verdadeira motivação para a participação neste concurso é a paixão que tem pela objetiva, “a fotografia está em mim praticamente desde sempre” e garantiu que o grande desafio deste concurso “esteve na capacidade de aliar o tradicional doce conventual a quem o divulga e a quem o promove numa só fotografia”.

Inspirados pela distinção da Região de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia 2021, os alunos finalistas do curso de Turismo Cultural e do Património criaram o concurso “Lendas Adoçadas” com o propósito de “promover a doçaria conventual e os monumentos mais emblemáticos da Região Centro”, tal como recordaram Soraia Lourenço e Ana Maia, que sabendo que se avizinha um novo desafio das 7 Maravilhas, desta vez dedicadas aos doces, aproveitaram para, em nome da turma, “manifestar a nossa total disponibilidade para futuras colaborações”.

Esta foi a última atividade dos referidos alunos enquanto turma, porque a partir de agora seguem caminhos individuais como profissionais da área do Turismo.

Fotografia: Da esquerda para a direita: Carlos Soares, único vencedor da votação online e primeiro classificado na votação do júri, Helena Freitas, segunda classificada na votação em exposição, e Alfredo Mateus, primeiro classificado na votação em exposição.