Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

13ª Gala Desportiva da Mealhada recorda e homenageia os melhores do desporto nacional e concelhio


tags: Mealhada, Gala, Gala, Desportiva Categorias: Região, Desporto segunda, 04 fevereiro 2019

Rita Pereira e Francisco Aleixo foram os anfitriões da noite do passado dia 28 de janeiro, onde “recordar” e “homenagear” foram as palavras-chave. A 13ª Gala Desportiva da Mealhada encheu o Cineteatro Municipal Messias e garantiu à plateia momentos de diversão e emoção, numa viagem às conquistas individuais e coletivas do desporto concelhio em 2018.

O ponto alto da cerimónia foi a entrega do Prémio Prestígio e Excelência a Fernando Santos. Imagens do trajeto da Seleção Nacional do Euro 2016 encheram o palco do Cineteatro Messias, contagiando a plateia com as emoções vividas naquele ano.

“Foi um momento bonito, foi o momento de Portugal e dos Portugueses”, Fernando Santos, Selecionador Nacional de Futebol

Aplaudido de pé pelo público presente, o selecionador nacional não escondeu a emoção de recordar o que viveu com os jogadores no Campeonato Europeu de Futebol 2016, realizado em França, “é impressionante, ao fim deste tempo todo, ainda me emociono muito”, começou por dizer Fernando Santos.

 “Foi um momento bonito, foi o momento de Portugal e dos Portugueses”, afirmou o selecionador nacional, que não esquece o apoio dado por todos, “em alguns momentos foram os portugueses que nos empurraram”, acrescentando que “sem “vocês” dificilmente poderíamos ter conseguido alcançar este triunfo”.

Fernando Santos recordou, também, alguns momentos que considerou terem dado um “ânimo enorme” à Seleção Nacional, “imaginem o que é acordar, numa manhã daqueles dias menos bons, e ouvir o hino cantado à porta” ou então ver na televisão “o apoio, a confiança que o povo português ia demonstrando na nossa seleção”.

 

“É uma honra muito maior entregar o prémio ao Senhor Engenheiro Fernando Santos, que vai ficar como uma referência, para sempre, no futebol nacional e no desporto nacional”, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada

Prometeu dar um grande orgulho ao país no Euro 2016 e cumpriu. O feito tem rendido ao treinador da Seleção Nacional um conjunto de distinções como forma de agradecimento. Àqueles que lhe dizem “obrigado”, Fernando Santos diz responder sempre “foi mesmo de boa vontade” e foi com essa mesma “boa vontade” que o Município da Mealhada lhe diz ter entregue o Prémio Prestígio e Excelência, pelas mãos de Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal. Visivelmente emocionado, o autarca afirmou, “é para mim uma alegria e uma honra estar aqui com todos vocês e é uma honra muito maior entregar o prémio ao Senhor Engenheiro Fernando Santos, que vai ficar como uma referência, para sempre, no futebol nacional e no desporto nacional”, considerou.

Concebida para homenagear, essencialmente, a “prata da casa”, a 13ª Gala Desportiva do Município da Mealhada prosseguiu, fazendo desfilar em palco os vencedores das 11 categorias de prémios atribuídos pela autarquia àqueles que o júri, composto por cinco personalidades do concelho (Janine de Oliveira, Pedro Carvalho, Luís Oliveira, António Carlos Andrade e João Seabra Pereira), considerou serem os melhores do desporto concelhio em 2018.

Janine Oliveira, subiu ao palco do Cineteatro Messias, em nome dos restantes elementos do júri, para esclarecer “que qualquer decisão foi devidamente ponderada, de uma forma objetiva e criteriosa”, anunciando, também, quais os critérios que seguiram para chegar às escolhas que estiveram na base do espetáculo, “a abrangência concelhia, a justiça, a fundamentação válida e pertinente, questões de âmbito social, diversidade, igualdade de género, inclusão social e o trabalho das associações, assim como dos dirigentes e atletas no desenvolvimento do desporto neste concelho”. Critérios que, de acordo com Janine Oliveira, aplicaram “depois de analisar devidamente o regulamento onde constam os conceitos associados a cada prémio e antes de ponderar todas as candidaturas e resultados desportivos mais relevantes”.

 

“Qualquer decisão foi devidamente ponderada, de uma forma objetiva e criteriosa”, Janine Oliveira, membro do júri da 13ª Gala Desportiva

Atletas, treinadores, árbitros e comentadores desportivos, reconhecidos nacional e internacionalmente, foram anunciando o veredito do júri em cada categoria, entregando aos vencedores o troféu que marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido. Assim, a equipa sénior do Futebol Clube da Pampilhosa foi considerada a Equipa do Ano; Luís Rosas, ginasta da Academia Cantanhede Gym, a Revelação do Ano; e Patrícia Peralta, da secção de Andebol da Casa do Povo da Vacariça, ganhou a distinção de Dirigente do Ano.

Luís Ferreira, treinador de hóquei em patins no Hóquei Clube da Mealhada, foi eleito Treinador do Ano; Adriano Almeida, jogador de futebol no Sporting Clube de Portugal, foi o Atleta do Ano; e a Associação Recreativa de Antes foi a escolhida do júri para Associação do Ano.  

Numa gala pontuada por momentos de dança, protagonizados por Cláudio da Paula, Fábio Rocha e Michel Osório, acompanhados da secção de Ballet do Hóquei Clube da Mealhada, e pelo grupo de dança do Atlético Clube do Luso, os “Dance with Heart”, o mérito desportivo também foi distinguido. Ao palco subiram 20 amantes do desporto no concelho. Atletas, treinadores e equipas do concelho da Mealhada, nas mais variadas modalidades, desde o futebol ao futsal, passando pelo andebol, atletismo, karaté, natação, ténis, canoagem e patinagem artística, subiram ao palco do Cineteatro Messias para ver reconhecidos os resultados obtidos em provas de âmbito nacional e internacional.  

Quanto às categorias de prémios individuais, o primeiro prémio a ser atribuído foi o do Incentivo, entregue à recém-formada equipa de basquetebol feminina do Centro Recreativo de Antes, que atualmente se encontra a participar no campeonato distrital de sub14. O Prémio Carreira foi atribuído a Álvaro Castela, mais conhecido por “Varito”, que enveredou pela carreira futebolística desde os 14 anos, vestindo as cores do Grupo Desportivo da Mealhada ao longo de mais de 20 anos. Outra das figuras desportivas do concelho que mereceu homenagem nesta gala foi José Malta, a quem foi atribuído o Prémio Dedicação. Tesoureiro do Futebol Clube da Pampilhosa há 18 anos consecutivos, José Malta é considerado “um exemplo de dedicação”.

 

Mário Saraiva é homenageado com o Prémio Alto Prestígio

A fechar a 13ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada entregou a Mário Saraiva o Prémio Alto Prestígio. Antigo jogador e dirigente do Grupo Desportivo da Mealhada, Mário Saraiva foi também presidente e grande impulsionador dos Bombeiros Voluntários da Mealhada ao longo de 20 anos. O município reconhece os seus “valores desportivos, sociais e morais, que transportou para o desporto e associativismo” com um dos prémios de maior relevo da noite.

O Município Amigo do Desporto 2018 conclui mais uma edição da Gala Desportiva que promove anualmente, anunciando que no próximo dia 25 de março será palco do 9º Seminário dos Municípios Amigos do Desporto. 

 

Fotografia: Da esquerda para a direita: Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, e Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada