Autocarro Bibliomealhada faz-se à estrada a partir deste mês
A Bibliomealhada volta a passar pelas freguesias do concelho a partir deste mês. O objetivo é levar livros, filmes, jornais e histórias à população residente nos diversos pontos do concelho.
Antes, Barcouço, Canedo, Carqueijo, Casal Comba, Monte Novo, Pampilhosa, Quinta do Valongo, Salgueiral, Sargento-Mor, Sernadelo, Vacariça, Vimieira e Ventosa do Bairro, são as paragens da Bibliomealhada. Numa lógica de proximidade, a Biblioteca Municipal da Mealhada leva até às populações livros, CD’s e DVD’s que podem ser requisitados, mas também aceita aqueles que os utilizadores quiserem entregar. Os jornais diários também estão disponíveis para consulta neste autocarro cultural, que escusa a população de viajar até à sede do concelho.
Conforme avança a autarquia, em comunicado de imprensa, “a Bibliomealhada circulará às quartas e quintas-feiras, num percurso que cobre o concelho, parando cerca de uma hora em cada localidade”. Durante o tempo em que o autocarro estiver estacionado, os utilizadores podem partir à descoberta dos géneros literários de que mais gostam, sejam policiais ou romances, ficção científica ou poesia, literatura estrangeira ou religião, contos ou obras de referência da região, culinária, literatura infantil ou juvenil, a Bibliomealhada tem um pouco de tudo.
Desde 2007 que a Bibliomealhada faz o “giro” pelo concelho, numa ação que partiu “dos funcionários da Câmara Municipal da Mealhada, que transformaram um comum autocarro numa biblioteca itinerante inovadora, capaz de levar cultura às zonas mais recônditas do Município”, recorda a edilidade. Esta ideia valeu o convite para participar em encontros de bibliotecas itinerantes nacionais e estrangeiros, onde a autarquia refere que a Bibliomealhada foi apontada “como um exemplo de sucesso”.