Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Autarquia e Juntas de Freguesia apoiam rastreios em saúde com 70 mil euros


tags: Mealhada, Rastreios, HMM Categorias: Região segunda, 04 fevereiro 2019

Os rastreios auditivos e visuais nas escolas do concelho e o projeto “O Coração é a razão”, promovidos pelo Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM), estão de regresso. Em 2018, primeiro ano de implementação dos rastreios em saúde, a autarquia e as juntas de freguesia celebraram um protocolo de apoio financeiro com a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, agora renovado. Este ano o valor da comparticipação dos dois projetos é de 70 mil euros, repartidos pela autarquia (62.800 euros) e por cada uma das juntas de freguesia (1.200 euros).

De 2018 para 2019 os rastreios nas escolas trazem uma novidade. Se no ano anterior estavam focados nos rastreios aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo de ensino básico, este ano vão centrar-se nos jovens que frequentam o Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, do 6º ao 12º ano. Para o efeito, a unidade móvel do HMM deslocar-se-á a cada uma das escolas, tal como aconteceu no ano letivo passado.

Quanto ao projeto “O Coração é a Razão”, a intervenção centra-se nos idosos, nomeadamente naqueles que estejam diagnosticados como possuidores de um score moderado de risco de doença cardiovascular, nos próximos 10 anos. No âmbito deste projeto, está prevista a realização de rastreios, consultas de enfermagem, uma avaliação com cardiologista e intervenção aos níveis nutricional e do exercício físico. Aqui, tal como nos rastreios escolares, a unidade móvel e os respetivos profissionais deslocar-se-ão às populações, para dessa forma facilitar o acesso a cuidados preventivos.

Atendendo aos dados divulgados em setembro de 2018, sobre a primeira edição dos dois projetos, nos rastreios escolares foram observadas cerca de mil crianças em idades pré-escolar e de 1º ciclo, entre as quais foram detetados problemas oftalmológicos em 224 crianças e auditivos em 46. Por outro lado, no âmbito do projeto “O Coração é a Razão” foram acompanhadas 60 pessoas, nas quais foram notadas “melhorias significativas na força dos membros inferiores, o que resulta na redução do risco de queda, sendo assim uma melhora essencial para a vida das pessoas idosas”, tal como ficou descrito no relatório do referido projeto, produzido pelo HMM.

 

Fotografia: Da esquerda para a direita: João Peres, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e Aloísio Leão, diretor clínico do HMM