Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Inscrição na Meia Maratona de Lisboa vale uma árvore na Serra do Bussaco


tags: Maratona, Árvores, Bussaco Categorias: Região sexta, 08 fevereiro 2019

A Água de Luso está a lançar um desafio aos participantes na Meia Maratona de Lisboa – uma inscrição vale uma árvore no Bussaco. A marca Luso é uma das principais patrocinadoras do evento desportivo que vai decorrer na capital e, fruto de uma parceria com a Fundação Mata do Bussaco, é também, nesta edição, promotora da “reflorestação e preservação do património hídrico do Luso”.

“Temos como missão e compromisso proteger o ecossistema da Serra do Bussaco e esta ação irá contribuir de forma relevante e essencial para a sua preservação e consequentemente da Água de Luso”, começou por referir Maria Oliveira, responsável pelo departamento de marketing da Água de Luso.

“Quando chove na Serra do Bussaco, a água continua muito para além da superfície. É filtrada não apenas pela terra, mas pelas árvores e pelas rochas, e volta a ascender centenas de anos depois, até brotar de novo à superfície de forma natural”, descreve a empresa em comunicado de imprensa. Assim sendo, as árvores e as raízes têm um papel importante neste ciclo, uma vez que “são essenciais no processo de retenção da água precipitada e para o processo de purificação da água infiltrada”, continuam, sendo esta uma das razões pelas quais a Água de Luso desafia os participantes da Meia Maratona de Lisboa a plantaram mais árvores na Serra do Bussaco.

Cada inscrição equivale, assim, à plantação de uma espécie autóctone, selecionada pela fundação que gere o património florestal e edificado da Mata do Bussaco. Para a Água de Luso, esta é uma forma de retribuir “à Serra aquilo que ela nos oferece e assim todos os participantes irão correr pela conservação deste ciclo perfeito da Água de Luso”.

No âmbito da campanha, a marca Luso irá ainda dar oportunidade a todos os participantes de personalizar a sua árvore. Uma vez plantada, cada pessoa vai poder localizar a sua árvore na Serra, “acessível através de um site específico para esta ação”, esclarece a empresa. “Para quem quiser ter uma experiência única e “pôr as mãos na terra”, a marca Luso convida a plantar a sua árvore, sendo que a reflorestação está prevista a partir de novembro, por ser a época mais apropriada”, avançam.

Ainda de acordo com comunicado de imprensa, a Água de Luso revela-se um dos principais patrocinadores do evento desportivo que vai acontecer em Lisboa, “a Água de Luso é também o novo naming sponsor da prova de 7 km que decorre na véspera da Meia Maratona de Lisboa, a 16 de março, a corrida Luso 7 km, com percurso que junta o Jamor a Lisboa, através da Marginal de Oeiras”.

Em suma, com a iniciativa promovida pela Água de Luso, o objetivo é “dar algo mais aos participantes, que irão pelo desporto e por uma vida mais saudável e agora também pela proteção da Serra do Bussaco”, afirma Maria Oliveira, que termina reconhecendo que a Serra do Bussaco é “um património natural de elevada biodiversidade e que é neste momento candidato a Património Mundial da UNESCO”.