Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Fase Municipal do Concurso Escolar de Leitura acontece no Cineteatro de Anadia


tags: Anadia, Concurso, Leitura Categorias: Região sexta, 08 fevereiro 2019

No próximo dia 22 de fevereiro, às 20h, o Cineteatro de Anadia acolhe a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Este concurso é de âmbito escolar e é promovido pela Rede de Bibliotecas da CIRA. Por isso, todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, dos 11 municípios que compõem a Região de Aveiro, estão abrangidos pelo CIL.

O objetivo deste concurso é “proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura”, tal como esclarece a autarquia anadiense em comunicado de imprensa. Para além disso, e num âmbito geral, esta iniciativa pretende “promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, durante o seu percurso escolar, do 1º ciclo ao ensino secundário”.

A Fase Municipal que terá início em Anadia, destina-se, assim, aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, ensino secundário e Centro Qualifica, que, tal como avança o Município de Anadia em nota de imprensa, já foram “apurados na Fase de Escola realizada no Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Salesianos de Mogofores, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e Centro Qualifica”.

Segundo o regulamento do concurso, as obras de leitura obrigatória são: “O Caracol que descobriu a importância da lentidão”, de Luís Sepúlveda (1º Ciclo); “Os Ciganos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares (2º ciclo); “As cidades de papel”, de John Green (3º Ciclo e Centro Qualifica); e “O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz (Ensino Secundário).

Conforme avança a edilidade anadiense, “os vencedores, de cada nível de ensino, têm direito a um prémio pecuniário, e irão representar o Município de Anadia na Fase Intermunicipal, que se realizará em Aveiro no dia 4 de maio”. A autarquia refere ainda que todos os participantes do CIL vão receber um Certificado de Participação.