Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Pré-Escola de Avelãs de Cima transforma-se em sede de agrupamento de escuteiros anadiense


tags: Anadia, Instalações, Escuteiros Categorias: Região sábado, 09 fevereiro 2019

A autarquia de Anadia assinou um protocolo tripartido, no dia 29 de janeiro, para a cedência das instalações da, atualmente inativa, Pré-Escola de Avelãs de Cima ao Agrupamento de Escuteiros de Avelãs de Cima. A Câmara Municipal de Anadia, a Junta de Freguesia de Avelãs de Cima e o Agrupamento 836 de Avelãs de Cima do Corpo Nacional de Escutas são os outorgantes deste protocolo.

Desde a entrada em funcionamento do Centro Escolar de Avelãs de Cima/Avelãs de Caminho que as instalações da Pré-Escola de Avelãs de Cima estão devolutas. Agora, serão a sede social do Agrupamento de Escuteiros, na qual vão desenvolver as respetivas atividades com as condições consideradas adequadas.

O Agrupamento de Escuteiros de Avelãs de Cima estava fixado, até momento e a título provisório, nas instalações da Escola Básica do 1º Ciclo de Figueira, fruto de um protocolo celebrado com a Freguesia de Avelãs de Cima. Porém, o Município de Anadia entendeu que este agrupamento haveria de ter melhores condições de trabalho, considerando que, tal como todos os agrupamentos do concelho, tem "um papel importante no desenvolvimento da juventude, nomeadamente a nível social, cultural, recreativo e desportivo", refere a autarquia em comunicado de imprensa.

Ao abrigo do protocolo agora firmado, a manutenção dos espaços exteriores às instalações da Pré-Escola de Avelãs de Cima é da responsabilidade do Agrupamento de Escuteiros, assim como as obras de conservação ou beneficiação, as quais necessitam de autorização prévia do Município. No que respeita às despesas com o consumo da água e energia elétrica, essas serão também suportadas pelo agrupamento.

Conforme declara a edilidade em comunicado de imprensa, a cedência das referidas instalações foi aprovada em reunião de câmara, realizada a 5 de dezembro de 2018.

Fotografia: Ao centro: Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e os representantes da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima e do Agrupamento 836 de Avelãs de Cima, na assinatura do protocolo