Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

"A Melhor Sandes de Leitão da Mealhada", de hoje, é no Pic Nic


Categorias: Região sexta, 11 julho 2014

Recentemente, foi criada uma nova tertúlia gastronómica na Bairrada. Chama-se “A Melhor Sandes de Leitão da Mealhada” e destina-se a discutir (sempre à mesa e de forma suculenta) formas de acrescentar valor, aquela a que muitos chamam a “Rainha das Fast-Foods”: a Sandes de Leitão assado da Bairrada.

“É um grupo livre e aberto a todos quantos queiram participar, sem quotas nem jóias de admissão, sem a dependência de quaisquer instituições e sem quaisquer outros intuitos que não sejam o de dignificar os produtos genuinamente bairradinos em especial os que estão disponíveis na ‘Milha Doirada’ (a Avenida da Restauração, na Mealhada)… o único custo de participação é a conta individual de cada um no final da degustação”, lê-se num comunicado de imprensa, enviado por um dos elementos do grupo, que acrescenta: “Após três degustações que ocorreram em três digníssimos restaurantes da Mealhada, ficou patente não só a alta qualidade média oferecida nestes restaurantes, como se tornou evidente que o projeto tem potencial para ser posteriormente alargado a toda a Bairrada onde esta ‘fast-food’ estiver presente. Esse tem sido um dos desejos, insistentemente, comunicado pelos participantes de outros concelhos da Bairrada”.

PUB

Para aderir à tertúlia e às provas basta “ligar-se” ao grupo no Facebook, que tem o mesmo nome da tertúlia, e aguardar a marcação dos eventos para confirmar presença. “Os dez parâmetros apreciados são, no Leitão, a qualidade, temperatura, corte e condimentação; no pão, a genuinidade e textura, bem como a origem comprovadamente bairradina; a qualidade do espumante bairrada bruto mais barato disponível na carta; o número total de rótulos em garrafas Bairrada 0,37 disponíveis na carta de vinhos; o preço da sandes e o preço do vinho patentes na carta”, acrescenta o documento, que informa que “as visitas são sempre feitas de surpresa às sextas-feiras, pelas 18 horas”. A próxima acontece hoje, sexta-feira, dia 11 de julho.

“No final do ano será marcada uma tertúlia final, no restaurante que tiver obtido a melhor pontuação (mais uma vez de surpresa), para ser entregue um certificado que anuncie a preferência desse grupo pelas sandes desse estabelecimento. Serão anunciados apenas os três primeiros classificados e os dados estatísticos globais e agregados sobre cada um dos parâmetros de avaliação. Os dados recolhidos, quer estatísticos quer o material fotográfico deverá reverter a favor dos agentes económicos da Bairrada de modo que o produto possa crescer em qualidade e quantidade”.