Ecoparque de Sangalhos foi inaugurado e está pronto a ser utilizado
A freguesia de Sangalhos, em Anadia, já dispõe de um Ecoparque. No passado dia 9 de fevereiro os jovens que propuseram o projeto, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de 2017, desforraram a placa de inauguração do novo espaço público, na presença de António Floro, presidente da Junta de Freguesia de Sangalhos, e de Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia.
Os jovens da equipa de seniores B (2016/2017) do Sangalhos DC foram os mentores do projeto do Ecoparque de Sangalhos, que tomou forma com uma intervenção avaliada em cerca de 100 mil euros. Com este investimento, foi operada a reabilitação de “um espaço que se encontrava sem utilização, dotando-o de condições importantes para o lazer, bem como a instalação de equipamentos que visam atrair públicos diversos e promovam o convívio intergeracional”, esclarece a autarquia em nota de imprensa.
António Floro, presente na cerimónia de inauguração do Ecoparque de Sangalhos, mostrou-se bastante satisfeito com a inauguração deste espaço renovado, aproveitando a ocasião para parabenizar a autarquia pela realização do Orçamento Participativo Jovem e aos jovens por terem aceite este desafio.
Também Maria Teresa Belém quis deixar uma palavra de reconhecimento aos jovens mentores do projeto que fez nascer o Ecoparque de Sangalhos, com o qual a autarca entende que o espaço ganhou vida, uma vez que a referida área estava sem utilização. A edil quis deixar claro que “o Município apenas concretizou as suas ideias (do grupo de jovens)”.
Conforme referiu Maria Teresa Belém, a intervenção nesta zona da freguesia de Sangalhos não esteve apenas afeta ao Ecoparque, uma vez que foi também feita a construção de um segundo pavilhão desportivo, acessos e zonas de estacionamento.
No que se refere ao espaço agora ocupado pelo Ecoparque, a líder do executivo camarário recorda “tem uma grande simbologia, pois aqui passaram muitos campeões”, lembrando as provas que decorreram na antiga pista de ciclismo da freguesia, “era um espaço que merecia ser requalificado”, afirmou.
Maria Teresa Belém faz votos que o Ecoparque “seja utilizado e preservado de forma responsável”, acrescentando que “Sangalhos e o concelho de Anadia merecem este espaço que é de todos”. A autarca aproveitou ainda o momento para anunciar que, este ano, o município pretende alargar o Orçamento Participativo à restante população.
Segundo avança fonte da autarquia, o Ecoparque tem uma área de 6550m2 e reúne um conjunto de áreas arborizadas, infraestruturas desportivas, nomeadamente um circuito de manutenção, campo desportivo de basquetebol, e de recreio, tal como a zona de merendas e parque infantil, mobiliário urbano (ex.: bancos, papeleiras, bebedouros, entre outros) e infraestruturas básicas, tais como sanitários.
Fotografia: Equipa de seniores B (2016/2017) do Sangalhos DC desforram placa de inauguração do Ecoparque de Sangalhos.