Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

António Breda de Carvalho lança novo livro em Cantanhede


tags: Livro, Lançamento Categorias: Cultura sexta, 15 fevereiro 2019

“A Odisseia do Espírito Santo” é nome do novo livro escrito por António Breda Carvalho. A obra ganhou o Prémio Literário Carlos de Oliveira, promovido pelo Município de Cantanhede, e no próximo dia 1 de março, pelas 21h, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede acolhe o lançamento do romance histórico do escritor da Mealhada.

“Um original dispositivo narrativo que faz com que a história seja contada na primeira pessoa, alternadamente por todas as personagens, pela capacidade de efabulação e pela riqueza da linguagem, que oscila entre a reconstituição do léxico do século XVIII e o dos nossos dias”, considerou o júri da quinta edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira.

Conforme avança o autor, “A Odisseia do Espírito Santo” remonta aos anos de 1758 e 1759 e conta a história de João Pinto, “lavrador e curandeiro de S. Martinho de Vale de Bouro, concelho de Mondim de Basto”. A história desenrola-se e conta a viagem que o personagem principal fez até Vilarinho, lugar do mesmo concelho, “aí, a pedido de um seu moço de lavoura, deslocou-se a casa de Maria José, mulher que dizia estar possuída por um espírito. É este o ponto de partida para a criação de uma heterodoxa congregação do Espírito Santo”, declara o autor na sinopse da obra.

Com esta obra, António Breda Carvalho pretende dar a conhecer “o apostolado do lavrador João Pinto”, que “foi protagonista de ações heréticas que abalaram o concelho de Mondim de Basto. Terminou em 1759, com a intervenção do Santo Ofício”, refere o escritor.

 

Fotografia: Capa do romance histórico de António Breda Carvalho