Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Associação Escolíadas anuncia os polos escolares que disputam as finais para a 30ª edição do concurso


tags: Escolíadas, Sorteio, Cultura Categorias: Região sexta, 15 fevereiro 2019

A Associação Escolíadas está a preparar a todo o gás a 30ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. Depois de ter sido feito o sorteio para conhecer quais os polos escolares de Aveiro e Coimbra que se vão defrontar para ter um lugar nas finais, sabe-se que a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada) irá subir ao palco para prestar provas no dia 3 de maio e o Agrupamento de Escolas da Mealhada no dia 19 de maio.

Promover a educação para as artes. É este o grande objetivo da Associação Escolíadas com a promoção deste concurso artístico interescolar. Nesta iniciativa estão envolvidos milhares de jovens, pertencentes a agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.

Neste momento, a organização do concurso já sabe quem são os polos dos distritos de Aveiro (IV) e Coimbra (II) que se vão defrontar para conquistar um lugar na final.

Para disputar as sessões de Polo II, com a apresentação de provas de teatro, música, dança, artes plásticas e claque, que as escolas foram preparando ao longo do ano letivo, nos dias 3 e 4 de maio, o Centro de Artes e Espetáculo (CAE) da Figueira da Foz abrirá portas. Na primeira noite entrarão em cena a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL – Mealhada), a Escola Secundária Lima-de-Faria (Cantanhede), o Agrupamento de Escolas de Tábua e a Escola Secundária D. Dinis (Coimbra), com o 3º ciclo. A 4 de maio será a vez da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz), do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, do Agrupamento de Escolas de Arganil e da Escola Secundária Avelar Brotero, mostrarem o trabalho que desenvolveram.

Quanto ao Polo IV, a competição irá decorrer nos dias 17, 18 e 19 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo. A primeira noite é do Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro), do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) e da Escola Secundária de Oliveira do Bairro. No dia 18 de maio, sobem ao palco o Agrupamento de Escolas de Mira, o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento (Aveiro) e o Agrupamento de Escolas de Vagos. A fechar os dias de competição, entram em cena o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação de Calvão (Vagos), o Agrupamento de Escolas da Mealhada e o Colégio de Albergaria (Albergaria-a-Velha).

De acordo com informação veiculada pela Associação Escolíadas, “as três escolas mais pontuadas de cada Polo passarão às Finais, que vão ter lugar em Aveiro nos dias 24, 25 e 26 de maio”. Para já, ainda não é conhecido o calendário completo das provas e etapas, porém a organização refere que “a expectativa para esta edição é grande”. “Não é só por assinalar 30 anos de existência do concurso, mas também devido ao crescimento que o projeto tem registado e ao impacto cada vez maior da participação das escolas nas suas comunidades”, refere Associação Escolíadas em nota de imprensa, acrescentando que “muitas das escolas que participam este ano são “repetentes” há já várias edições, às quais todos os anos se vão juntando novas escolas que manifestam interesse em marcar presença e entrar nesta grande família “escolástica”.

Este ano, os palcos da 30ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza vão ser o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a Casa da Cultura de Ílhavo, o Pavilhão Multiusos de Viseu, o Teatro Municipal da Guarda, o Teatro Aveirense e o Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada. Nos referidos locai vão decorrer as sessões de Polos, Finais, Finalíssima e Gala de Entrega de Prémios, respetivamente, com o apoio de todos os municípios envolvidos.

Recordamos que na edição do ano passado, participaram 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios, juntando 3500 alunos e professores em palco, em 12 apresentações, realizadas em seis salas de espetáculos de seis cidades da Região Centro.

O projeto Escolíadas Glicínias Plaza conta com o apoio de Fundos Europeus, “no âmbito do Programa Operacional Inclusão e Emprego Social (POISE) e de várias entidades públicas e privadas: Instituto Português da Juventude (IPDJ), Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção Regional do Centro (DGEstE), Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC-IPC), Fundação Millenium BCP, tendo como principal patrocinador o Centro Comercial Glicínias Plaza”, tal como esclarece a associação.

 

Fotografia: Fotografia de arquivo da sessão Finalíssima