Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Executivo anadiense aprova Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios


tags: Anadia, PMDFCI, Executivo Categorias: Região segunda, 18 fevereiro 2019

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, no passado dia 14 de fevereiro, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).

Conforme avança a edilidade, o concelho possui cerca de 216 km2, dos quais mais de metade são ocupados por floresta, a qual é tida como manifestamente relevante para a economia local e para o setor primário. Assim sendo, a Câmara Municipal de Anadia, com o apoio técnico do Gabinete Técnico Florestal, elaborou um Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de 3ª geração para o decénio 2019-2028.

“Este é constituído por dois cadernos técnicos onde é efetuado o diagnóstico do concelho de Anadia em matéria de Defesa da Floresta Contra Incêndios, seguindo-se a respetiva prescrição através de cinco eixos estratégicos, nomeadamente aumento da resiliência do território aos incêndios rurais; redução da incidência dos incêndios rurais; melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios rurais; recuperação e reabilitação dos ecossistemas; e adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz”, segundo esclarece a autarquia em comunicado de imprensa.

O referido documento passou por várias fases de aprovação, cumprindo o disposto no Artigo 4º do Despacho 443-A/2018, de 9 de janeiro. A primeira fase foi a da aprovação por parte da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, a 6 de dezembro de 2018, a qual teve que passar por um parecer vinculativo positivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Mais tarde foi submetido a Consulta Pública, mais concretamente a 18 de janeiro de 2019. Cumprida esta última fase, foi elaborado um relatório de ponderação dos contributos recebidos, o qual foi entregue à Comissão para a consolidação do PMDFCI, no passado dia 11 de fevereiro.

Na reunião extraordinária do executivo camarário, realizada a 14 de fevereiro, foi apresentado o PMDFCI, por parte do responsável pelo Gabinete Técnico Florestal. Com a aprovação de todos os membros da edilidade, o documento segue para aprovação final na Assembleia Municipal, cuja reunião está agendada para o próximo dia 28 de fevereiro.