Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada acolhe Festa Diocesana das Famílias em maio


tags: Festa, Famílias, Vida Paroquial Categorias: Região quarta, 20 fevereiro 2019

A Unidade Pastoral da Mealhada foi escolhida pela Diocese de Coimbra para ser palco da realização da Festa das Famílias, que terá lugar no dia 26 de maio. Neste evento vão estar reunidas as famílias cristãs de toda a Diocese de Coimbra.

Este evento, que se tem realizado em várias localidades da Diocese de Coimbra, cumpre este ano a sua 23ª edição. Um dos objetivos que a norteiam é a celebração da “família como o primeiro lugar de realização da pessoa, na vivência dos valores da vida e no dinamismo da fé, enriquecendo a sociedade”, avança o Padre Rodolfo Leite, pároco da Mealhada. “Esta celebração, a ter lugar na Mealhada, possibilita que também aqui se ponha em realce o lugar basilar da família, na vida de cada um, e na importância que esta deve ter em todos os campos da vida humana”, refere o pároco.

“Hoje, os estilos de vida que adotamos e a organização de tempos e de espaços a que estamos sujeitos, não permitem uma vivência saudável de e na família”, continuou o pároco da Mealhada, que garante que o papel da igreja é “ajudar à reflexão destas realidades, também à luz da fé, e a encontrar dinamismos para que de forma harmoniosa, as dificuldades evidentes na vida de tantos possam ser superadas”.

No passado dia 30 de setembro, por ocasião da celebração do Crisma, na Mealhada, o Bispo de Coimbra alertou para a necessidade da Igreja se organizar e dinamizar de forma mais concreta a partir das famílias. “As pessoas não são seres individuais, mas em relação. A primeira prova disto mesmo é a família onde nascemos, onde crescemos e onde vivemos. É aí, na nossa família, que somos chamados a viver e celebrar a fé cristã”, afirmou na altura D. Virgílio Antunes.

Uma equipa com várias dezenas de casais das paróquias da Unidade Pastoral da Mealhada já começou a reunir e a trabalhar na preparação deste evento. Todos dizem esperar que seja uma celebração marcante e um contributo determinante para a renovação da família.

Fotografia: Igreja Matriz da Mealhada