Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Dia Internacional da Proteção Civil é assinalado em Cantanhede com seminário e atividades de sensibilização


tags: Cantanhede, Proteção Civil, Atividades Categorias: Região sábado, 23 fevereiro 2019

A 1 de março celebra-se o Dia Internacional da Proteção Civil e, nesse âmbito, o Município de Cantanhede está a promover um seminário subordinado ao tema ”O Clima de Futuro e a Proteção Civil”, a realizar no próximo dia 2 de março, e um conjunto de atividades de sensibilização e formação, que terão início a partir de 25 de fevereiro.

No sentido de sensibilizar a população para a necessidade de consolidar uma cultura de segurança, a autarquia cantanhedense vai dar início, a partir do dia 25 de fevereiro, a várias atividades de sensibilização e formação, nomeadamente junto da “população escolar em matéria de autoproteção e colaboração com as autoridades que exercem funções neste domínio”.

Atividades de sensibilização e formação percorrem escolas do concelho

De acordo com informação avançada pela edilidade, o programa está sob a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com várias entidades, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Cantanhede e a Guarda Nacional Republicana (Núcleo Escola Segura), e pretende “sensibilizar a população, particularmente os mais jovens, para os comportamentos e atitudes a adotar, para prevenir e fazer face a eventuais situações de risco, fomentar a aquisição de competências de autoproteção e proteção em geral”.

O programa de sensibilização pedagógica irá percorrer, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, as escolas EB de São Caetano, EB da Gesteira e EB de Cordinhã, terminando o roteiro na EB de Balsas a 28 de fevereiro.

Esta abordagem escolar prevê uma componente teórica e prática sobre matérias relacionadas com as diversas vertentes da proteção civil. Segundo avança a autarquia, os temas levados às escolas são: “Crescer em Segurança”, desenvolvido por técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, “Aprender a Socorrer”, a cargo de elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, e “Operação Segurança”, sob orientação de agentes da GNR.

Para 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, está marcado um simulacro de incêndio no edifício do Lar Nossa Senhora da Tocha. Nesta atividade, onde estão envolvidos os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil, está contemplada a evacuação total das instalações do edifício, na sequência da encenação de um incêndio urbano deflagrado no referido lar.

Seminário coloca a debate problema da Vespa Asiática

Seguidamente, a 2 de março, a partir das 14h00, irá decorrer o seminário ”O Clima de Futuro e a Proteção Civil”. Esta ação formativa tem como objetivo “fomentar o debate sobre a importância da componente da prevenção na construção de comunidades mais seguras e resilientes, assim como enfatizar o papel das autarquias de freguesia nesse processo estruturante cuja efetividade decorre da grande implantação no terreno e da maior proximidade ao cidadão”, de acordo com a autarquia.

Neste seminário será também debatido o problema da Vespa Velutina, com o intuito de esclarecer qual o papel da autarquia neste assunto. Também será feita referência às “ações implementadas no terreno e às consequências negativas no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores, necessários para a polinização, e consequente manutenção do equilíbrio dos ecossistemas”, segundo afirma a edilidade.

Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, irá fazer a abertura desta sessão, a quem se segue Hugo Oliveira, coordenador municipal da Proteção Civil, para falar sobre o tema “Vespa Velutina no Concelho de Cantanhede”. Para além destas intervenções, estão previstas outras, também sobre a vespa asiática, como também é conhecida: “O Impacto da Vespa Velutina na Apicultura”, por João Gomes, da APICANT Queen Bees e “Vespa velutina em Portugal – Expansão, Técnicas de Controlo e Destruição de Ninhos”, por Marco Portocarrero, da Associação Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental (NATIVA).

Kits de primeira intervenção vão ser apresentados no seminário

A sessão incluirá igualmente uma abordagem às “Unidades Locais de Proteção Civil”, que será dirigida por Carlos Luís Tavares, Comandante Operacional Distrital de Coimbra. Depois será feita a apresentação de oito novos kits de primeira intervenção, os quais são destinados “a apoiar o combate e rescaldo de incêndios florestais, de modo a garantir uma rápida resposta às ocorrências”, afirma a autarquia.

Conforme refere a edilidade, estes equipamentos são uma réplica dos que foram adquiridos pela Junta de Freguesia de Murtede no ano passado. Agora vão ser atribuídos “às Juntas de Freguesia de Ançã, Cadima, Febres, Ourentã e Sanguinheira, bem como às Uniões de Freguesias de Covões e Camarneira, Portunhos e Outil, e Vilamar e Corticeiro de Cima. Às Juntas de Freguesia de Murtede, de São Caetano e Tocha, assim como às Uniões de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, e Sepins e Bolho será atribuído material sapador complementar, nomeadamente motosserras, equipamento de proteção individual e sinalização”.

A autarquia esclarece ainda que “o kit tem uma capacidade para 1000 litros de água e foi idealizado pela Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Cantanhede e replicado pelos serviços municipais”.