Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Fernando Mendes comemora 56 anos com plantação de uma árvore na Mata do Bussaco


tags: Fernando Mendes, Aniversário, Plantação Categorias: Região segunda, 11 março 2019

Antes da apresentação da peça “Insónia” no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, Fernando Mendes esteve na Mata Nacional do Bussaco, no dia 9 de março, para deixar o testemunho da sua passagem na Avenida dos Cedros. O ator e apresentador do programa da RTP1 “Preço Certo” comemorava 56 anos na mesma data, tendo-se revelado bastante satisfeito pelo convite da Fundação Mata do Bussaco e por ter tido oportunidade de plantar a primeira árvore da sua vida.

Fernando Mendes juntou-se a um vasto leque de figuras públicas que têm vindo à Mata Nacional do Bussaco para plantar uma árvore. O ator e apresentador plantou um azereiro (Prunus Lusitanica) na mesma área onde também podem encontradas as árvores de Pedro Abrunhosa, Aurea, Fafá de Belém, Rui Reininho, José Cid e Marco Paulo.

Sem nunca antes ter visitado a Mata do Bussaco, Fernando Mendes revelou-se bastante satisfeito por ter deixado um legado “numa floresta pública que é lindíssima e majestosa”. O ator lançou o convite àqueles que, como ele, não conheciam a Mata do Bussaco para a visitarem, manifestando também o “total apoio à candidatura que a Fundação Mata do Bussaco está a preparar à classificação deste magnífico espaço como Património Mundial da UNESCO”, considerando ser “de toda a justiça que isso aconteça”.

Tal como refere a Fundação Mata do Bussaco em nota de imprensa, “a iniciativa das plantações de árvores por figuras públicas nacionais e estrangeiras, por autarcas e por empresários de vários setores de atividade visa, por um lado, contribuir para a reflorestação do Bussaco e, por outro lado, dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente”.

As plantações, como a que foi feita por Fernando Mendes, inserem-se no projeto de reflorestação “Criar Raízes”, desenvolvido pela FMB na Mata Nacional do Bussaco, o qual pretende também contribuir para que a Mata alcance a distinção de Património Mundial da UNESCO.

Lembramos que a Mata do Bussaco foi elevada a floresta nacional há um ano e que a Fundação Mata do Bussaco, entidade gestora, detém a certificação FSC (esquema de certificação internacional entregue aos responsáveis pela conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas).

Fotografia: Da esquerda para a direita: Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco, funcionário da Mata do Bussaco, e Fernando Mendes, ator e apresentador.